FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Laércio Dalla Vecchia - Palestra sobre os 7 princípios da agricultura sustentável

Vídeo: Palestra "7 princípios da agricultura sustentável", por Laércio Dalla Vecchia

31, Mai de 2023
Voltar

Em 2016, o agricultor Laércio Dalla Vecchia recebeu um prêmio de produtividade de soja. A colheita na propriedade da Agrovecchia em Mangueirinha-PR rendeu 97 sacos por hectare. Para a safra seguinte, ele almejou novamente ganhar a competição, desta vez passando dos 100 sacos por hectare. 

Seu primeiro pensamento foi aumentar a dose do adubo. 400 quilos de NPK, 200 kg de KCl por hectare mais aplicações de fungicidas e demais defensivos e o resultado foi… 81 sacos por hectare. Mas onde foi que errou Dalla Vecchia para sua área sofrer esta queda de produtividade?

Segundo o produtor, seu engano foi pensar somente na parte de cima da planta, sem lembrar daquilo que estava no solo e abaixo dele. Em palestra no estande da Copasul no Showtec 2023, em Maracaju, Dalla Vecchia conta sua jornada em busca da alta produtividade não somente para obtenção de recordes e títulos, mas também para cumprir sua missão como “jardineiro de Deus”. 

Em uma apresentação, que foi realizada dia 24/05/2023 no estande da cooperativa, o produtor resume os 7 princípios da agricultura sustentável, que são:

1 - Diagnóstico e análise de solo para condições químicas, físicas e biológicas;
2 - Troca de experiências
3 - Plantas de cobertura
4 - Saúde do solo 
5 - Rotação de cultura, adubação de sistema e solo sempre coberto
6 - Reservatório de água e reciclagem de nutrientes
7 - Carbono orgânico. 

Pelo link a seguir, assista o vídeo da palestra na íntegra no Youtube e entenda o contexto de cada um dos sete pilares para uma agricultura sustentável:

A salvação da lavoura: implementando os 7 princípios da agricultura sustentável

Você também pode acompanhar este conteúdo em formato podcast no Spotify. Acesse:

Palestra Laércio Dalla Vecchia - Showtec - 24 de maio