FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Willian Matté integra Tropa de Elite da Produtividade da Copasul na Showtec 2023 e fará apresentação sobre alternativas para agricultura irrigada

Showtec 2023: Copasul apresenta opções de cultivo para áreas irrigadas

12, Mai de 2023
Voltar

Apresentação sobre sistemas de produção alternativos será feita por Willian Matté, engenheiro agrônomo e produtor rural expoente do PAD-DF que integra a “Tropa de Elite da Produtividade”

Irrigação é uma tema que ganha importância entre os produtores da região sul de MS safra após safra. Na Copasul, por exemplo, a área de agricultura irrigada pelos pivôs que a cooperativa comercializa, fruto de parceria com a empresa Valley, saltou quase três vezes de 2021 para 2022, passando de 9,6 mil hectares para 27,7 mil hectares. Por isso, na próxima edição do Showtec, que acontecerá entre 23 e 25 de maio em Maracaju-MS, o assunto terá destaque nos painéis de debate que ocorrerão em meio à programação do estande da Copasul no evento. 

Falar sobre as opções de cultivo em áreas irrigadas durante o Showtec 2023 é uma tarefa que ficará a cargo do engenheiro agrônomo e produtor rural Willian Matté, uma referência de alta produtividade em áreas irrigadas na região conhecida como PAD-DF, o então Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal. 

No evento, que ocorre de 23 a 25 de maio, Matté se juntará a um grande elenco de especialistas em alta produtividade de grãos para falar sobre agricultura moderna. É a Tropa de Elite da Produtividade. Além dele, estão escalados o agrônomo e consultor Leandro Barcelos; o agrônomo bicampeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja promovido pelo CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil), Maurício de Bortoli; e o agricultor Laércio Dalla Vecchia, também campeão do CESB. Eles estarão à disposição dos cooperados da Copasul no espaço da cooperativa no Showtec especialmente em 24 e 25 de maio. 

De acordo com Matté, a intenção é apresentar alternativas para que o agricultor construa um sistema de produção mais diverso e rentável. Nas áreas em que atua, no PAD-DF, Matté coleciona resultados expressivos com irrigação, como a colheita de 100 sacas de feijão por hectare debaixo de pivô e alta produtividade com arroz também. “Poderemos discutir o ciclo já finalizado, os resultados técnicos e financeiros destas opções, entender pontos de melhoria e atenção no processo”, adiantou o especialista. 

Mais do que apresentar alternativas rentáveis, a diversificação do sistema de produção mitiga riscos para o agricultor, mencionou Matté. De acordo com o especialista, é preciso estar atento à exaustão do sistema produtivo. “Por sua vez, o monocultivo também deixa o produtor suscetível às variações de mercado”, lembrou. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A programação completa da Copasul no Showtec 2023 em Maracaju-MS começa com um painel sobre comercialização de grãos. No dia 23, a partir das 14h, o gerente da área comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei, fará a mediação de um debate com participação de Aldo Lobo, economista pela PUC-PR que atua desde 2006 como analista de mercado da Granopar Corretora de Mercadorias, e Jonas Pizzatto, engenheiro agrônomo pela UFSC que atualmente é analista de mercado e consultor em gerenciamento de risco da Stonex. 

Depois, no dia 24/05, a Tropa de Elite da Produtividade entra em campo às 9h com um debate entre Laércio Dalla Vecchia, Maurício de Bortoli e Willian Matté, que será mediado por Leandro Barcelos. Na parte da tarde, os especialistas continuam em ação, e Dalla Vecchia fará uma palestra sobre os 7 princípios da agricultura sustentável. 

No dia seguinte, os consultores seguem à disposição dos produtores no espaço da Copasul e tem ainda a apresentação especial sobre opções de cultivo para áreas irrigadas, com Willian Matté.

SHOWTEC

O evento realizado anualmente pela Fundação MS é reconhecido como o maior do agro de Mato Grosso do Sul, sendo realizado em uma área de 120.000 m². No ano passado, o Showtec recebeu 20 mil pessoas, que visitaram os estandes de 150 expositores e geraram mais de R$ 400 milhões em negócios.

Leia também:

+ Na Showtec, Copasul terá programação voltada aos desafios da produção de grãos

Showtec 2023: consultor leva “a raiz da solução” ao estande da Copasul