FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Fim de ano chegando, que tal fazer um 5S?

28, Nov de 2022
Voltar

Método '5S'

Chegamos no último mês do ano! Desafiamos os leitores a realizarem uma limpeza de fim de ano para iniciarmos 2023 com o ambiente de trabalho organizado e sem itens desnecessários que podem atrapalhar o nosso rendimento. Para isso, vamos utilizar a ferramenta 5S! 

O 5S tem como objetivo reduzir/eliminar os desperdícios, garantir a segurança, aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho. Afinal, quem não se sente bem e motivado em um ambiente limpo e organizado?

Mas o que é 5S? Porque se chama 5S?

Chama-se 5S porque é uma ferramenta formada por cinco palavras japonesas que iniciam com a letra S. Calma, não precisamos decorar as palavras em japonês, apenas precisamos entender a essência para conseguirmos aplicar no nosso dia a dia.

Vamos aprender sobre estas palavras e também como fazer um 5S?

Vamos seguir o passo a passo:

1 - CLASSIFICAR: Classificar todos os itens necessários e desnecessários. Faça as seguintes perguntas: Utilizamos com frequência? Está danificado? Está guardado há muito tempo? Temos o mesmo item em excesso? Descarte os itens classificados como "desnecessários" e siga o próximo passo com apenas os itens necessários.

2 - ORGANIZAR: Organizar todos os itens que classificamos como necessários! Como? Identifique os itens e o local que será armazenado. Organize por ordem de frequência de uso. Organize de maneira que consiga encontrar sempre que necessário. Identifique os riscos e organize-os priorizando sempre a segurança.

3 - LIMPAR: Limpar os itens, ferramentas e o ambiente de trabalho. 

4 - MANTER: Manter a rotina de realizar esses 3 primeiros passos para não deixar acumular itens que não utilizamos ou sujeiras.

5 - DISCIPLINAR: Ter disciplina e tornar esta atividade 5S como um hábito. Colocar em prática no dia a dia para sempre manter o nosso ambiente de trabalho organizado e seguro.