FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Dia de Campo da Mandioca 2023: Embrapa vai abordar importância da genética adequada

Escolha da cultivar certa pode aumentar produtividade da mandioca em 20%

06, Jul de 2023
Voltar

Naviraí-MS se prepara para sediar o aguardado 4º Dia de Campo da Mandioca, promovido pela Copasul, que trará uma programação repleta de conhecimento e inovação para os cooperados. Um dos destaques do evento será a palestra sobre "Desafios e Avanços na Obtenc?a?o de Novas Cultivares de Mandioca da Embrapa", que faz parte da programação da estação da Embrapa Mandioca e Fruticultura no evento. 

A participação da empresa de pesquisa trará ao sul de MS os analistas Helton Fleck da Silveira e Hermínio Souza Rocha, além do pesquisador Rudiney Ringenberg. Os especialistas irão compartilhar os avanços alcançados na produção de material de plantio de mandioca, bem como discutir parcerias estratégicas para a disponibilização dessas novas cultivares aos produtores. 

Durante a palestra, serão apresentadas duas cultivares de destaque: BRS CS01 e BRS 420. Cada uma delas traz contribuições específicas para a indústria, seja em termos de produtividade ou qualidade de amido, adaptando-se a diferentes condições de solo. 

Além disso, a cultivar BRS 429, uma mandioca de mesa, traz benefícios como produtividade, precocidade, sabor diferenciado e alto aproveitamento comercial, representando uma alternativa promissora para a mandiocultura brasileira e, em especial, para o estado de Mato Grosso do Sul.

Em entrevista à Copasul para divulgar o trabalho da Embrapa no evento, o analista Helton Silveira estimou em quanto é possível aumentar o desempenho da mandiocultura brasileira a partir da escolha da cultivar adequada. 

“Em mais de 20%, considerando o uso das cultivares como ferramentas, quando estas são utilizadas em conjunto, respeitando o sistema de produção adequado para obter os melhores resultados”, respondeu.

De acordo com o analista, o objetivo da Embrapa Mandioca e Fruticultura ao participar desse evento é compartilhar suas tecnologias com os interessados, captando suas impressões, experiências e expectativas. O sucesso então será alcançado ao disseminar o conhecimento adquirido e promover o diálogo entre os produtores, visando aprimorar a produção de mandioca no país.

+ Dia de Campo da Mandioca: programação completa e inscrições

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Além da palestra sobre cultivares de mandioca, o 4º Dia de Campo da Mandioca oferecerá uma programação completa e diversificada. Durante a manhã, na abertura do evento, o engenheiro agrônomo Cleiton Simão Zebalho, coordenador técnico da cultura da mandioca da Copasul, ministrará uma palestra sobre "Fatores de manejo para altas produtividades de mandioca de indústria em Mato Grosso do Sul", abordando aspectos relevantes para o sucesso da cultura. Na ocasião, Zebalho fará o lançamento de um livro com o mesmo título, uma obra baseada em sua dissertação de mestrado.

Em seguida, o público será dividido em três grupos e, além do espaço da Embrapa, terá a oportunidade de presenciar apresentações em outras duas estações dedicadas a temas como "Preparos conservacionistas para o plantio de mandioca", ministrada pelo doutor em agronomia Emerson Fey, e "Alternativas de manejo de plantas daninhas na cultura da mandioca", apresentada pelo doutor Neumárcio Vilanova da Costa, ambos da Unioeste. 

Dia de Campo da Mandioca: lançamento de livro revela potencial produtivo da raiz

Manejo de plantas daninhas será um dos temas do Dia de Campo da Mandioca 2023

Após o almoço, que será servido no próprio local do evento, a grade de palestras será retomada com a participação do mestre em engenharia de produção Fábio Isaías Felipe, pesquisador do CEPEA, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, abordando o "Mercado da mandioca". 

Para encerrar a parte técnica do Dia de Campo da Mandioca 2023, o engenheiro agrônomo Alessandro Pedrozo, da Protect Plant, apresentará uma nova solução para pulverização nas lavouras, utilizando a tecnologia de aplicação e demonstrando o uso de drone agrícola.

O evento não se limita às palestras e estações técnicas. A confraternização de encerramento ocorrerá na Arec, a Associação Recreativa e Esportiva da Copasul em Naviraí, onde os participantes poderão desfrutar de um churrasco e aproveitar uma animada apresentação de música ao vivo.

SOBRE O EVENTO

O Dia de Campo da Mandioca, em sua 4ª edição, tem como objetivo reunir os mandiocultores para compartilhar práticas agrícolas inovadoras e tecnologias que impulsionem a produtividade da cultura. A realização do evento no início da safra de mandioca possibilita aos agricultores aplicar imediatamente o conhecimento adquirido em suas lavouras, potencializando seus resultados.

Na última edição, em 2022, o Dia de Campo da Mandioca atraiu 600 participantes, incluindo produtores de Mato Grosso do Sul, além de caravanas de agricultores de estados vizinhos e do Paraguai. 

Para a edição deste ano, a Copasul conta com o Patrocínio Diamante de empresas renomadas, como Agrocete, Adama, Bayer, Ihara, Yara, KWS, UPL, Nidera, Jotabasso, Basf e Corteva, além do Patrocínio Ouro de Hinove, ICL e Nortox, e o Patrocínio Prata de FertCross, CropChem, TimacAgro, Superbac, NovaFértil, Facholi, Sementes Aurora, UniFértil e Soesp.

Não perca a oportunidade de participar do 4º Dia de Campo da Mandioca em Naviraí-MS, onde você terá acesso às últimas inovações, descobertas e conhecimentos sobre a obtenção de novas cultivares de mandioca. Prepare-se para aprimorar sua produção e impulsionar o sucesso na mandiocultura.