FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Encontro Tecnológico da Safrinha

Encontro Tecnológico da Safrinha revela potencial das plantas de cobertura

05, Jul de 2023
Voltar

Nesta quarta-feira, dia 05/07, a Copasul realizou em Maracaju a primeira edição do Encontro Tecnológico da Safrinha. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre produtores, consultores e especialistas da área, que tiveram a oportunidade de participar de palestras e visitas técnicas relacionadas ao cultivo de plantas de cobertura e consórcios com milho safrinha.

A programação teve início às 13h, com o credenciamento dos participantes na Fazenda Cruz Alta, propriedade do Grupo Spekken. A engenheira agrônoma Roanita Rockenbach, consultora técnica da Copasul, e Anderson Guido, gerente corporativo do departamento agronômico da cooperativa, iniciaram o evento com uma apresentação sobre as diferentes plantas de cobertura, seus benefícios e os pontos de atenção para um cultivo bem-sucedido.

Um dos objetivos do evento foi reforçar a importância das plantas de cobertura na diversificação das culturas e no aumento da produtividade agrícola. Em entrevista, Roanita Rockenbach ressaltou: "A gente relembrou alguns conceitos sobre manejos de conservação do solo, formação de palhada, liberação de nutrientes, ciclagem de nutrientes, fixação de alguns nutrientes. Também a questão de formação de macroporos, propiciar um um ambiente onde a gente vai ter o melhor dos microrganismos do solo". Ela enfatizou ainda a importância de escolher as plantas de cobertura mais indicadas para cada região e condição climática.

Após a apresentação teórica, os participantes realizaram um tour com seus veículos por diversos campos de plantas de cobertura, onde puderam observar na prática o potencial produtivo de cada espécie e sua contribuição para a estabilidade do solo e da produção agrícola. Essa visita proporcionou uma visão real dos benefícios das plantas de cobertura e seus efeitos na construção do perfil do solo.

A importância do evento foi destacada por Sebastiaan Petrus Spekken, do Grupo Spekken. “A gente quer mostrar para o cooperado da Copasul que não precisa ser 100% milho na safrinha. Você pode ter parte da sua área, 30%, por exemplo, ou 20% da sua área onde não se produz tão bem milho e investir em plantas pra você ter um melhor resultado na soja subsequente, depois plantar um milho nessa área e colher milho com produtividade satisfatória. Em um ano como este, com baixo preço dos grãos, e com o ano que vem sinalizando talvez o mesmo cenário, em que você talvez tenha que colher muito milho para pagar a conta, a planta de cobertura pode ser uma saída. Depois, lá na frente, produzir mais mais soja e produzir mais milho, como eu mencionei, por causa das plantas de cobertura”, aconselhou Sebastiaan. 

Em seguida, os participantes foram conduzidos à Fazenda Esperança, pertencente ao Grupo Zemolin, onde visitaram campos com os principais híbridos de milho disponíveis no mercado. Essa visita permitiu análise das características e potenciais de cada variedade, auxiliando os produtores na tomada de decisões para suas futuras safras.

“A importância do evento para mim é a importância que a Copasul dá para o seu cooperado. No meu caso, para o meu grupo, para a fazenda, para a nossa família. O interessante é que ela é uma cooperativa parceira e o evento foi bem organizado”, aprovou Arlindo Zemolin.

A programação técnica foi concluída com a palestra "Manejo de Consórcios com Milho Safrinha", ministrada pelo engenheiro agrônomo e produtor rural  Túlio Gonçalo, especialista em produção vegetal e consultor da Grower Conhecimento Agronômico. Durante a palestra, foram abordadas as técnicas e estratégias para obter o máximo potencial das plantas de cobertura em consórcio com o milho safrinha. 

“A gente discutiu hoje as técnicas que o produtor deve utilizar para que ele obtenha o maior potencial da cobertura. Isso passa por manejo de plantas daninhas, aplicar herbicidas, como eu vou plantar, qual implemento usar, se eu for usar esse implemento, como que eu tenho que extrair o melhor dele, em que época que eu vou plantar cada planta, o que cada planta pode me trazer de benefício. Tudo isso a gente discorreu hoje porque aí, sim, levando em consideração todas essas etapas, eu vou explorar o maior potencial de cada planta de cobertura e ela vai me entregar o que eu espero”, resumiu.

Para Diego Casarin, cooperado da Fazenda Campo Verde, o evento demonstrou o compromisso da Copasul em trazer conhecimento prático e bem-sucedido para os produtores. Além disso, Casarin saiu encorajado a experimentar um novo sistema que estava tentando implementar já há algum tempo. 

“Uma coisa que a gente queria fazer, que eu estava debatendo com o Túlio após o evento, é crotalária consorciada com milho, mas a gente batia na trave na questão de controle da soja voluntária. Quando ele apresentou e mostrou que tinha como se fazer esse serviço de milho com crotalária com o controle da soja, nos brilhou os olhos. Então a gente vai ser pioneiro nessa tecnologia e eu já deixei a Fazenda Campo Verde à disposição de antemão, de portas abertas para a gente demonstrar isso lá na fazenda, uma área para começar esse trabalho”, revelou. 

A troca de experiências entre os produtores, consultores e especialistas contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região, incentivando práticas que visam melhorar a produtividade, a conservação do solo e a rentabilidade dos agricultores.