FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Dia de Campo da Mandioca terá lançamento de livro sobre potencial produtivo da raiz

Dia de Campo da Mandioca: lançamento de livro revela potencial produtivo da raiz

28, Jun de 2023
Voltar

Obra baseada em dissertação de mestrado revela lacunas a serem preenchidas para alcançar o potencial produtivo da mandioca e quais os fatores-chave a serem trabalhados para aumentar o desempenho das lavouras

O lançamento do livro "Fatores de manejo para altas produtividades da cultura da mandioca de indústria no Mato Grosso do Sul" é um dos destaques da programação do 4º Dia de Campo da Mandioca. O evento será realizado pela Copasul no dia 12 de julho na Fazenda Alto da Mata, propriedade arrendada pelo cooperado Edno Nascimbeni em Naviraí. A obra, baseada na dissertação de mestrado do Eng. Agrônomo Cleiton Simão Zebalho, traz importantes contribuições para a agricultura do estado.

Durante suas pesquisas para a dissertação de mestrado em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Cleiton descobriu uma lacuna de até 44 toneladas entre a média atual de produtividade, que é de 18 toneladas por hectare, e o potencial máximo da raiz, que pode chegar a até 62 toneladas por hectare.

O trabalho de Zebalho destaca que a adubação, o controle de plantas daninhas, a genética e a data de plantio são os principais fatores que os agricultores devem melhorar em suas fazendas para se aproximarem desse potencial produtivo. Para chegar a essas conclusões, foram levantadas informações de mais de trezentas lavouras do sul de Mato Grosso do Sul durante dois anos de pesquisa.

"Na obra, essas lavouras estão sendo representadas com os dados desde plantio, manejo e adubação que os produtores vieram a realizar durante a safra. Dessa forma, essas lavouras estão representando as áreas de mandioca de indústria de Mato Grosso do Sul", explica Cleiton Zebalho.

O agrônomo salientou que a Copasul desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do projeto, buscando formas para que seus cooperados possam produzir mandioca de forma sustentável e rentável. A parceria da Copasul viabilizou o mestrado, incluindo as pesquisas a campo com os cooperados das regiões em que a cooperativa atua.

"Tenho imensa gratidão em ter o apoio da Copasul, por ser um projeto desenvolvido e aplicado em parceria com a cooperativa. Sem essa parceria, certamente esse projeto não teria ido para frente, não teria condições financeiras e pernas para chegar aonde chegou, que é nas propriedades dos nossos cooperados", ressalta Zebalho.

PRÓXIMOS PASSOS

O lançamento do livro marca o início de uma nova etapa de estudos para Cleiton Zebalho, que já está no primeiro semestre do doutorado na Unioeste, a Universidade do Oeste do Paraná. O pesquisador pretende dar continuidade aos trabalhos, ampliando o estudo para o Paraná e desenvolvendo projetos paralelos para Mato Grosso do Sul.

O Dia de Campo da Mandioca, promovido pela cooperativa Copasul, será uma oportunidade única para os produtores rurais conhecerem as descobertas de Cleiton Zebalho e aprenderem mais sobre os fatores de manejo que podem impulsionar a produtividade da mandioca na região.

A mandioca é uma cultura de grande importância para o estado de Mato Grosso do Sul, e o lançamento do livro "Fatores de manejo para altas produtividades de mandioca de indústria no Mato Grosso do Sul" representa um marco no avanço do conhecimento e das técnicas de cultivo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região.

SOBRE O EVENTO

O Dia de Campo da Mandioca, que completará em julho a sua 4ª edição, tem o objetivo de reunir os mandiocultores para disseminar novas práticas agrícolas e tecnologias que fomentem a produtividade da lavoura. O evento é realizado no início da safra de mandioca de modo a possibilitar que os agricultores coloquem rapidamente em prática todo o aprendizado adquirido. 

Na última edição, em 2022, o dia de campo contou com 600 participantes na Fazenda Santa Rosa, propriedade de Gervasio Kamitani em Naviraí, reunindo produtores de Mato Grosso do Sul, além de caravanas de agricultores de estados vizinhos e do Paraguai. 

O Dia de Campo da Mandioca Copasul 2023 tem o Patrocínio Diamante da Agrocete, Adama, Bayer, Ihara, Yara, KWS, UPL, Nidera, Jotabasso, Basf e Corteva; Patrocínio Ouro de Hinove, ICL e Nortox; e Patrocínio Prata de FertCross, CropChem, TimacAgro, Superbac, NovaFértil, Facholi, Sementes Aurora, UniFértil e Soesp.

+ Dia de Campo da Mandioca 2023: programação e inscrições