FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Arraia do Milho 2023 Novo Horizonte do Sul

Arraiá do Milho em Novo Horizonte do Sul apresenta 21 híbridos e uso de drone

08, Jul de 2023
Voltar

Neste sábado, dia 08, a unidade Copasul de Novo Horizonte do Sul realizou o aguardado Arraiá do Milho, na sede da propriedade de Ernesto Zanovelli, localizada na Linha Erveira. O evento reuniu mais de 100 pessoas em um dia repleto de atividades, com destaque para a apresentação de 21 híbridos de milho, palestra e demonstração de uso de drone como alternativa para pulverização aérea, confraternização com costela de chão, música ao vivo e atividades para as crianças.   

A programação começou às 8h com as boas-vindas do consultor técnico agronômico Osni Freire, que expressou sua gratidão a Deus e a todos os cooperados presentes por prestigiarem a dedicação na montagem do campo, cujo preparo se iniciou ainda em março. 

Em seguida, foi apresentado o novo gerente da Copasul em Novo Horizonte do Sul, Fábio Junior dos Santos. Com 24 anos de história dentro da cooperativa, Fábio assumiu a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da unidade e dos cooperados da região por meio do fortalecimento dos laços e prestação de serviços de qualidade. Ele expressou sua satisfação em estar presente e se comprometeu a trabalhar em conjunto com a equipe para impulsionar o crescimento da unidade.

O vice-presidente do Conselho de Administração da Copasul, Nelson Antonini, também fez uso da palavra para dar as boas-vindas aos participantes. Ele ressaltou a importância das mulheres no agronegócio, destacando que elas estão cada vez mais inseridas no setor que move o Brasil. 

Nelson compartilhou os planos de expansão da cooperativa para Novo Horizonte do Sul, visando aprimorar a capacidade de recebimento e secagem de grãos, para acompanhar o crescimento da produção na região. Além disso, ele comentou a importância de participar de eventos técnicos como o Arraiá do Milho. 

“Se a gente conseguir absorver 1% do que a gente vê em um lugar desse, você pode ter certeza que você vai melhorar muito. Porque só através do conhecimento a gente aumenta a nossa produção e cresce na vida”, enalteceu Antonini. 

Após as apresentações iniciais, os participantes foram conduzidos aos campos, onde puderam conhecer 21 híbridos de milho e receber informações sobre cada variedade. Em seguida, houve uma palestra sobre o projeto Construindo Solos, conduzida por Anderson Guido, gerente corporativo do departamento agronômico da Copasul. Ele destacou a importância de investir na melhoria do solo para obter uma produção agrícola mais eficiente e compartilhou resultados positivos alcançados pelo projeto.

Um dos exemplos selecionados por Guido para falar da importância de construir perfil de solo foi o resultado na área de um dos cooperados. “Ele fechou acima de 90 sacas por hectare de soja em cerca de quatro áreas com pivô. E não foi a água que fez produzir mais, porque choveu bem esse ano. Lá, a gente mediu a infiltração e deu mais de 900 milímetros de água infiltrada por hora. Você mensura colocando um tubo e vai derramando água até estabilizar. Mas, saindo dessas áreas de alta produção, fomos em outra área que produziu 40 sacas. Essa área que produziu 40 sacas teve infiltração de 60 milímetros de água por hora. Então são parâmetros que nos dão essa correlação. Onde tem maior infiltração e menos compactação, está produzindo mais”, analisou Guido.

Outro destaque do evento foi a palestra sobre o uso de drones na agricultura, ministrada por André Luiz Maldaner. Ele ressaltou que os drones são ferramentas complementares às práticas tradicionais de pulverização nas lavouras, proporcionando maior precisão e eficiência. Os participantes puderam conhecer o modelo de drone utilizado, suas características e funcionalidades, além de aprender sobre o registro e monitoramento das atividades agrícolas por meio do implemento. Logo depois, Maldaner levantou voo com o drone e fez uma demonstração prática de aplicação aérea. 

O anfitrião do evento Ernesto Zanovelli agradeceu a presença do público presente e projetou o que os híbridos e o drone podem acrescentar à sua propriedade. Segundo Zanovelli, o drone pode ser uma boa opção para as propriedades de menor porte da região. “Nessa parte de híbridos de milhos, nós temos algumas variedades diferentes para serem trabalhadas. E se um dia nós passarmos por uma dificuldade em aplicação, temos aí uma tecnologia alternativa, que é o drone, para nos ajudar", refletiu. 

Após as palestras, os participantes se acomodaram no barracão da propriedade, onde desfrutaram de uma confraternização animada com música ao vivo e costela de chão.