FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Simpósio da Soja 2023 terá palestra sobre novas doenças e resistência

Simpósio da Soja mostrará estratégias de manejo de doenças para a safra 2023/24

21, Ago de 2023
Voltar

No próximo mês de setembro, a Copasul iniciará seu calendário de grandes eventos da safra 2023/24. O primeiro encontro está marcado para o dia 06/09, no espaço Arena Coliseu, em Naviraí, onde acontecerá o 19º Simpósio da Soja. Em meio à grade de palestras está a apresentação do engenheiro agrônomo e mestre em fitopatologia Luís Henrique Carregal, que vai abordar o tema “Atualidades sobre o manejo de doenças na soja”. 

Carregal é idealizador da Agro Carregal Pesquisa e Proteção de plantas, que ajuda produtores através da geração de conhecimentos sobre fitopatologia, entomologia, plantas daninhas, patologia de sementes e nematologia, além de estudar indicações de inoculantes, adjuvantes e nutrição mineral.

O especialista antecipou alguns dos alertas que estão em sua palestra, que são uma parte importante dos desafios para a próxima safra. “Nós temos uma quantidade de fungos maior, que são resistentes aos fungicidas. Além disso, novas mutações foram detectadas e isso faz com que o agricultor precise utilizar os fungicidas de uma forma mais racional”, avisou. 

Em entrevista à Copasul, Carregal apontou que os produtores precisam estar mais atentos aos problemas, uma vez que a demora para a tomada de decisão pode agravar os prejuízos. “Eu acho que a maior lacuna é a dificuldade que o agricultor tem de acreditar que os problemas realmente existem e, talvez por uma questão de custo, já que os custos para manejar essas doenças resistentes aumentaram, ele acaba não seguindo as melhores práticas e nem sempre ele segue as recomendações técnicas por questão comercial”, lamentou.

Para ajudar o produtor na missão de manter a lavoura sadia na safra 2023/24, Carregal vai oferecer uma contextualização dos principais obstáculos sanitários. “A palestra conta o que aconteceu na safra anterior, como ela se desenvolveu. A gente mostra que esses fungos mudaram bastante ao longo dos anos, criando problemas de resistência. Depois disso, tem uma explicação das principais doenças. Eu vou falar de doenças de final de ciclo, como mancha-alvo, vou falar de antracnose, de ferrugem e as práticas de manejo para essas doenças, quais os produtos são mais efetivos e quais são as alternativas que o agricultor deve utilizar para manejar esse complexo de doenças”, adiantou Carregal. 

PRINCIPAIS DESAFIOS PARA A SAFRA 2023/24

Em linhas gerais, o 19º Simpósio da Soja vai antecipar os principais desafios que já estão se desenhando para a safra 2023/24. Por conta da previsão de ocorrência do fenômeno meteorológico El Niño, o que significa probabilidade de excesso de chuvas, é possível que as lavouras enfrentem problemas com doenças, matocompetição e acamamento

As palestras agendadas para o evento começam com uma apresentação de resultados do trabalho dos consultores João Dantas e Henry Sako junto aos cooperados da Copasul, em um esforço coletivo para viabilizar a estabilidade produtiva das lavouras do sul de MS. Depois, o consultor Luís Carregal fará sua palestra sobre manejo sanitário, em especial com o tema “Atualidades sobre o manejo de doenças na soja”. 

O simpósio terá ainda a participação do doutor em engenharia agronômica André Reis, professor de fisiologia vegetal da Unesp, dando dicas sobre como evitar problemas de estresse da planta. A programação técnica será concluída com o doutor em engenharia agronômica Leandro Paiola, professor da UFPR, oferecendo alternativas para o controle de plantas daninhas, principalmente pé-de-galinha. 

Por fim, o “Capitão Nascimento da vida real”, Rodrigo Pimentel, autor dos livros Tropa de Elite I e II, que inspiraram os filmes homônimos, trará uma injeção de ânimo para que os cooperados coloquem em prática o conhecimento adquirido. 

INSCRIÇÕES

Em 2023, o Simpósio da Soja segue para a sua 19ª edição. O evento marcado para 06 de setembro, é organizado pela Copasul - Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense - e começará às 7h, com o credenciamento dos participantes no espaço Arena Coliseu, localizado na Rua Kobe, nº 67, no centro de Naviraí. No ano passado, o evento teve um público recorde de 1.000 pessoas, consolidando sua posição como o principal evento da cultura da soja na região sul de MS. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link a seguir:

+ Simpósio da Soja 2023: inscrições