FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

jjj0312

‘Semente e sabedoria’: palestra com Dejalma Zimmer encanta espectadores

23, Set de 2019
Voltar

O tema da palestra foi “Construindo produtividade com semente e sabedoria” e todos os produtores, colaboradores e convidados participantes, mais de 60 no total, gostaram muito do tema trazido

 

A Copasul segue proporcionando aos cooperados e colaboradores momentos de grande aprendizado, descoberta de novos procedimentos e técnicas, mas também a consolidação de conhecimentos já adquiridos. Na semana passada, um momento diferenciado foi proposto pelo Departamento Agronômico com a palestra ocorrida no CD de Insumos da Copasul, em Naviraí, ministrada por Paulo Dejalma Zimmer, doutor em ciência e tecnologia de sementes, pesquisador e consultor em produtividade agrícola.

 

O tema da palestra foi “Construindo produtividade com semente e sabedoria” e todos os produtores, colaboradores e convidados participantes, mais de 60 no total, gostaram muito do tema trazido, que ressaltou a importância da semente na produção. “Tivemos quase duas horas de palestra e o sentimento era de continuar ouvindo o conhecimento do professor e as dicas que ele deu. Muito importante e eu tenho certeza que todos gostaram muito do que ouviram e viram aí destes estudos que ele apresentou”, disse Gervásio Kamitani, diretor-presidente da Copasul.

 

“A semente também tem sentimento e isso foi passado pelo palestrante como forma de ensinar todo o preparativo, principalmente com a semente, mas também em todos os procedimentos”, disse o consultor técnico do Departamento Agronômico, Antonio Flores, o Tuca.

 

“O melhor da produtividade não é o quanto você colhe, mas sim o que você se torna antes de conseguir colher”. Esta foi uma das frases de Dejalma Zimmer, antes de encerrar a palestra em Naviraí.

 

Na ministração, entre outros pontos importantes, Zimmer destacou o checklist da produtividade, levando o produtor a analisar a melhor genética possível disponível, acumular plantas produtivas por área e a maior resposta de cada planta. A análise das condições em que a semente passa, desde a compra, armazenamento, até o plantio também foi apresentada, e mostrou a interferência direta na produtividade.

 

Após a palestra, produtores e colaboradores visitaram um canteiro que serve de teste para o tempo de germinação das sementes.

 

O palestrante já levou conhecimento sobre produtividade para milhares de produtores pelo Brasil em mais de 600 palestras trabalha com alguns dos maiores grupos agrícolas do Brasil, e também atende em países vizinhos, como a Bolívia, Paraguai e Uruguai. A palestra teve o patrocínio das empresas UPL, Adama, Jotabasso, Ihara, Basf, Corteva, Roos e Bayer.