FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

hepatite_c2

Rotary e Copasul realizam parceria para testes de Hepatite C

26, Ago de 2020
Voltar

Aconteceu na terça-feira (25) a realização de testes para detecção de Hepatite C com colaboradores da Copasul, uma das empresas parceiras do Rotary para receber kits de testes no contexto do Projeto Hepatite Zero, uma campanha mundial visando a erradicação da Hepatite C até o ano de 2030.

 

Na Copasul, foram 180 testes realizados, distribuídos entre as unidades de Naviraí. Para a Sede foram disponibilizadas 34 testes destinados aos colaboradores que tiveram interesse em fazê-lo.

 

Conforme Anderson Henrique Prellvitz, biomédico e rotariano, em 2020 a campanha teve parceria com as empresas para que a aplicação dos testes ocorresse com maior atenção à segurança biológica. “Em outros anos fizemos abertamente para a população, mas com a pandemia, isto geraria aglomerações, por isso fizemos com esta parceria”, disse.

 

A Hepatite C é uma doença infecciosa que pode ser adquirida pelo contágio com um agente transmissível, no caso o VHC. Após penetrar o corpo, ele fica alojado principalmente no fígado, onde se reproduz e se perpetua. Estima-se que cerca de 3% da população mundial, tenha esta doença crônica. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de brasileiros podem estar infectados.

 

“A importância deste teste é para que seja feito o tratamento, que começa no diagnóstico. Quanto mais cedo a doença for conhecida, mais precocemente ocorre a decisão terapêutica”, finalizou Anderson.

 

O teste é simples feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Os resultados saem em até 15 minutos.