FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Calendário de plantio de soja em MS safra 2023/23

Plantio de soja em Mato Grosso do Sul: confira o calendário da safra 2023/24

26, Jul de 2023
Voltar

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou recentemente as novas regras para o plantio de soja na safra 2023/2024 em 21 estados do país. O objetivo é combater a ferrugem asiática, uma doença grave que pode prejudicar as plantações. 

Em Mato Grosso do Sul, a janela de plantio de soja na safra 2023/2024 ficou estabelecida entre 16 de setembro e 24 de dezembro de 2023.

As regras são parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e têm o propósito de reduzir a quantidade de fungicidas usados e evitar que o fungo Phakopsora pachyrhizi se torne resistente aos tratamentos químicos.

Com a contribuição da Embrapa Soja, as mudanças nos calendários de plantio foram feitas com base em análises dos dados da última safra, que mostraram um aumento expressivo de casos de ferrugem asiática da soja devido ao regime de chuvas na época. 

Uma das medidas importantes é a limitação do período de plantio em 100 dias corridos em todos os estados produtores de soja, uma recomendação da própria Embrapa para evitar grandes epidemias da doença durante a safra.

O MAPA também reforçou um alerta dado em abril, pedindo que tanto os produtores quanto os órgãos estaduais de defesa sanitária revisem as autorizações especiais de plantio. Isso é fundamental para controlar a propagação da ferrugem asiática.

A ferrugem asiática é uma doença séria que pode atacar as plantações de soja em qualquer fase do crescimento. Em algumas regiões onde a doença foi mais intensa, os danos podem chegar a 90% da produção.

+ Clique aqui e acesse o calendário nacional de plantio de soja da safra 2023/23