FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Palestra de Leandro Paiola no Simpósio da Soja vai focar no controle do capim pé-de-galinha

Especialista traz dicas para controlar capim pé-de-galinha no Simpósio da Soja 2023

24, Ago de 2023
Voltar

“Problema é muito sério e está em expansão”, alertou o palestrante Leandro Paiola Albrecht, que está escalado para o 19º Simpósio da Soja, que a Copasul realizará em Naviraí no dia 06/09

O circuito dos grandes eventos da Copasul da safra 2023/24 começará pelo Simpósio da Soja, que será realizado no dia 06/09 em Naviraí. De modo geral, as palestras que fazem parte da programação vão antecipar alguns dos principais desafios esperados para o próximo ciclo do plantio da oleaginosa. Entre eles está a previsão de El Niño, que aumenta a suscetibilidade a certas doenças e ao acamamento, devido ao excesso de chuvas, além de falar sobre o controle de uma planta daninha cuja disseminação pelas lavouras está se agravando: o capim pé-de-galinha

“O problema é muito sério e está em expansão, como um "câncer em metástase”!”, comparou o doutor em agronomia e professor da Universidade Federal do Paraná Leandro Paiola Albrecht, que será o palestrante responsável pela abordagem do tema no simpósio. “O impacto já é grande em estados como MT e BA, e vem se tornando significativo em MS”, completou. 

Segundo Paiola, a infestação da planta daninha nas lavouras se agrava conforme aumenta a resistência aos principais herbicidas, levando à perda do ponto de controle em pós-emergência e a falta de uso de pré-emergentes. “Temos que pensar mais no todo do sistema produtivo”, sustentou.  

Conforme registrou o especialista em entrevista à Copasul, a planta daninha resiste não somente aos princípios ativos mais comuns, mas também à “lógica de manejo” que os produtores adotam atualmente como estratégia. “E ao fato de ser um inimigo novo, que precisa ser melhor compreendido no sistema produtivo e região de atuação da Copasul”, acrescentou. 

Em seguida, o doutor em agronomia falou sobre a lógica de manejo mais adequada para lidar com a infestação da planta daninha. “As soluções estarão colocadas sempre em um entendimento de sistema, cobrindo não só a cultura da soja, mas milho e entressafra. No entanto, o foco estará no controle químico, valorizando "frentes de ataque", no posicionamento de herbicidas em pré e pós-emergência. Entendendo que todas as ferramentas e estratégias devem ser bem manejadas! É o 'fazer a coisa certa, do jeito certo e na hora certa'!”, simplificou. 

Paiola adiantou que sua palestra no Simpósio da Soja 2023 terá um breve panorama do problema de infestação com capim pé-de-galinha para que o público possa conhecer o “inimigo”, e depois então partir para as soluções, que são o foco da apresentação. 

“Somado a problemática do pé-de-galinha, não podemos esquecer que o capim amargoso e a buva ainda "reinam" em muitos locais. E não podemos muito menos esquecer o risco que o caruru (Amaranthus palmeri) representa para o MS, já que foi, infelizmente, identificado”, advertiu o pesquisador. 

Mais do que a expectativa pela sua palestra deste ano, Paiola quer reencontrar um público que o surpreendeu no ano anterior, quando palestrou no 18º Simpósio da Soja em 2022. “O evento foi excelente e esse ano promete muito! Ano passado me surpreendeu muito positivamente a organização e impacto do evento, ao qual parabenizo muito a Copasul. E aproveito a oportunidade para agradecer o convite e repassar o convite a todos para o evento deste ano. Não deixem de participar desse grande momento! Deus abençoe nossa lavoura!”, concluiu Paiola. 

PRINCIPAIS DESAFIOS PARA A SAFRA 2023/24

Em linhas gerais, o 19º Simpósio da Soja vai antecipar os principais desafios que já estão se desenhando para a safra 2023/24. Por conta da previsão de ocorrência do fenômeno meteorológico El Niño, o que significa probabilidade de excesso de chuvas, é possível que as lavouras enfrentem problemas com doenças, matocompetição e acamamento

As palestras agendadas para o evento começam com uma apresentação de resultados do trabalho dos consultores João Dantas e Henry Sako junto aos cooperados da Copasul, em um esforço coletivo para viabilizar a estabilidade produtiva das lavouras do sul de MS. Depois, o consultor Luís Carregal fará sua palestra sobre manejo sanitário, em especial com o tema “Atualidades sobre o manejo de doenças na soja”. 

O simpósio terá ainda a participação do doutor em engenharia agronômica André Reis, professor de fisiologia vegetal da Unesp, dando dicas sobre como evitar problemas de estresse da planta. A programação técnica será concluída com o doutor em agronomia Leandro Paiola, professor da UFPR, oferecendo alternativas para o controle de plantas daninhas, principalmente pé-de-galinha. 

Por fim, o “Capitão Nascimento da vida real”, Rodrigo Pimentel, autor dos livros Tropa de Elite I e II, que inspiraram os filmes homônimos, trará uma injeção de ânimo para que os cooperados coloquem em prática o conhecimento adquirido. 

INSCRIÇÕES

Em 2023, o Simpósio da Soja segue para a sua 19ª edição. O evento marcado para 06 de setembro, é organizado pela Copasul - Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense - e começará às 7h, com o credenciamento dos participantes no espaço Arena Coliseu, localizado na Rua Kobe, nº 67, no centro de Naviraí. No ano passado, o evento teve um público recorde de 1.000 pessoas, consolidando sua posição como o principal evento da cultura da soja na região sul de MS. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link a seguir:

+ Simpósio da Soja 2023: inscrições