FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_5777

Cooperados recebem homenagem do InpEV por boas práticas no campo

19, Ago de 2021
Voltar

Aconteceu na manhã desta quinta-feira na sala da diretoria da Copasul a entrega de uma homenagem feita pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) a produtores rurais da região de Naviraí, cooperados da Copasul, que são destaque na devolução de embalagens vazias de agroquímicos. Eles receberam um certificado de reconhecimento pela responsabilidade em agir e conservar os ideais do Sistema Campo Limpo.

Receberam a homenagem os cooperados Edson Shingu, Rodrigo Antonini e Juniti Tsutida, pai de Sérgio e Arnaldo Tsutida, e avô de Adriano Jun Tsutida, membros da família que atua na Fazenda União, exemplo de atuação no recolhimento de embalagens. 

  

Rodrigo Antonini, esteve presente com o gerente João Carlos Burgues, a quem Antonini atribui boa parte do crédito pelo trabalho desempenhado para o recebimento do reconhecimento. João destacou o sentimento positivo em relação a homenagem. “É gratificante participar de um momento como este que reconhece o produtor e que acaba ressaltando o nosso trabalho, nós que estamos na linha de frente e que prezamos pelo cumprimento das obrigações. Sabemos que lá no campo, no dia a dia, não é fácil e que o produtor com certeza gostaria de separar, armazenar e depois entregar da melhor maneira estas embalagens. Por isso é muito bacana esta homenagem”, disse.

O presidente do Conselho de Administração, Gervasio Kamitani destacou novamente a importância da destinação correta das embalagens e a sintonia entre o produtor rural e os colaboradores na fazenda para que o que é recomendável seja executado. “A preocupação da Copasul sempre foi trazer a conscientização sobre a importância de destinar a embalagem de forma correta tanto que contribuiu para a criação da Aranav que hoje é uma central do InpEV. Aqui nesta homenagem, ressaltamos a consciência do produtor que procede da forma correta e refletimos sobre como existe uma boa sintonia entre o pensamento do produtor e muitas vezes os seus colaboradores que são quem executam estas tarefas. Vimos aqui o relato do João [Carlos], se sentindo honrado pelo reconhecimento e isto é importante quando o assunto é sobre estas boas práticas, um alinhamento sadio e efetivo”, disse.

A entrega acontece na semana em que se comemora o Dia Nacional do Campo Limpo, uma data instituída pelo InpEV para o dia 18 de agosto, em alusão às boas práticas na gestão dos resíduos provenientes da aplicação de defensivos nas lavouras.

Wanderson Carlos França, supervisor do InpEV Naviraí falou sobre a ação e a representatividade dos produtores homenageados. “Temos um índice de 94% de efetividade na devolução de embalagens. Os nossos produtores estão em sua maioria de parabéns porque de 10 embalagens comercializadas 9 são entregues. Aqui estes três homenageados representam esta massa consciente  e é através deles que o InpEV agradece o produtor que procura fazer tudo da forma correta. Isto contribui com o meio ambiente, contribui com o nosso trabalho e contribui com o propósito do sistema Campo Limpo”, disse.

Por conta da pandemia, as ações do DNCL em 2021 foram reduzidas e, a maioria, ocorreu de formas alternativas como por exemplo a doação de alimentos a pessoas carentes. Em Naviraí, além da entrega do Certificado Produtor Nota 10, o InpEV realizou a doação de 200 cestas básicas, distribuídas em parceria com a NaviBikers, associação de ciclistas no município.

A solenidade na Copasul respeitou as regras referentes a biossegurança em meio à pandemia. O tradicional coffee break, por exemplo, foi substituído por um kit lanche entregue aos poucos participantes do momento. Participaram o presidente do conselho de administração da Copasul, Gervasio Kamitani, o presidente-executivo, Adroaldo Taguti, os cooperados Edson Shingu, Rodrigo Antonini e Juniti Tsutida, além do supervisor da central Inpev, Wanderson Carlos França, e demais colaboradores da Copasul.

O Certificado traz o seguinte texto:

“Homenagem ao Agricultor

Por ocasião da celebração do Dia Nacional do Campo Limpo, a unidade de recebimento Taubaté gerida pelo InpEV homenageia e reconhece a contribuição de NOME DO PRODUTOR, como representante de todos os agricultores brasileiro para o sucesso do Sistema Campo Limpo”