FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

sojapi2

Clima vai testar limite das lavouras de verão

06, Jan de 2017
Voltar

Fonte: Globo Rural

   A meteorologia alerta: os sustos com excesso ou falta de chuvas vão ser cada vez mais frequentes para boa parte dos produtores rurais brasileiros até o final desta temporada. Com o enfraquecimento do fenômeno La Niña, o clima no Brasil caminha para o que os meteorologistas chamam de neutralidade, sistema que é caracterizado por chuvas mal distribuídas em todo o país. Ou seja, pode chover numa lavoura e na área do vizinho, faltar água por um bom tempo.  O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, afirma que esse quadro já vem sendo observado nas últimas semanas e tende a continuar. “Tem chovido sempre aos 45 minutos do segundo tempo, e as temperaturas estão elevadas em todo o país. Tem regiões que está com 6º C a 7º C  graus acima da média, como o noroeste de Minas Gerais, por exemplo”, afirma.

   Ainda de acordo com Santos, atualmente, o excesso de chuvas tem atingido as lavouras do Sul do Brasil, enquanto Norte e Nordeste sofrem com a seca prolongada. “Na segunda quinzena deste mês, devemos observar uma inversão nesse quadro. Dependendo da fase em que está a plantação, o produtor pode ter problemas”, diz.

   Neste momento, os casos críticos de falta de chuvas são pontuais e nos estados que formam o Matopiba (união de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde há maior déficit hídrico, a previsão aponta para chuvas sobre as regiões agrícolas a partir da próxima semana.