FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

ilpf

Sistemas integrados podem minimizar efeitos adversos da geada

02, Set de 2021
Voltar

Em pesquisas da Embrapa feitas na Unidade de Referência Tecnológica em Naviraí, na parceria com a Copasul e a Rede ILPF, vários sistemas de produção estão sendo avaliados e foi constatado que, em regiões consideradas susceptíveis a geadas, o uso do sistema ILPF pode ser uma alternativa para proteger a pastagem e assegurar, pelo menos em parte da área, uma opção para garantir forragem de melhor qualidade para o gado.

Depois das fortes ondas de frio ocorridas em junho e julho de 2021, as pastagens, em um contexto geral, sofreram danos severos. No entanto, em áreas com pastagem nova, o que é viável no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), quando após safra de soja, implanta-se a braquiária em sequência, fica maior a capacidade da planta em tolerar o frio se comparado aos pastos velhos.

Segundo estudo assinado pelos pesquisadores Michely Tomazi, Júlio Cesar Salton, Danilton Luiz Flumignan e Éder Comunello, divulgado pela Embrapa, nas geadas ocorridas em 2021, a temperatura chegou a atingir valores negativos, com mínima de -1,2 °C. Mesmo assim, a pastagem nova, com três meses em área de ILP nas áreas do estudo, ainda permaneceu com 40% a 50% de massa verde. Porém, as áreas com pasto velho, de dois anos ou mais, foram muito mais afetadas, mantendo, no máximo, 10% de massa verde.

Segundo os estudiosos, a inserção do componente florestal no sistema de produção minimiza também o efeito negativo das baixas temperaturas tanto para os animais como para a pastagem.

Em Naviraí, MS a Embrapa Agropecuária Oeste identificou que a proteção foi de praticamente 100% quando a pastagem era nova e cultivada dentro da ILPF. Esse efeito protetor se deve às mudanças de ordem microclimáticas que são proporcionadas na área de produção pelo componente florestal, o qual cria uma espécie de “bolsão térmico” que mantém o ar mais quente no ambiente.

Nesta área experimental, que já vem sendo monitorada desde 2015, sempre que ocorreram eventos de geadas as temperaturas dentro do ambiente do ILPF foram de 1 °C a 3 °C maiores do que nas pastagens cultivadas a céu aberto. Isso foi suficiente para manter a pastagem nova livre dos males das geadas.