FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dji_0965

Simpósio da Soja Copasul reúne mais de 1000 pessoas em Naviraí

25, Ago de 2022
Voltar

Evento foi realizado pela cooperativa na quarta-feira, dia 24, e teve a superação dos desafios “impossíveis” do cotidiano do agricultor

Na quarta-feira, dia 24, a Copasul - Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense, realizou a 18ª edição do Simpósio da Soja na Arena Coliseu, em Naviraí. O evento, considerado o maior da cultura na região sul do Estado, integra o circuito anual de encontros técnicos da cooperativa com os produtores rurais, associados e demais profissionais e estudantes do agronegócio. Em 2022, o Simpósio teve um público presente de cerca de 1.050 pessoas de um total de mais de 1.300 inscrições. 

O objetivo do evento foi proporcionar uma experiência imersiva na superação dos desafios diários que a agricultura proporciona. A primeira palestra levou aos participantes o tema “Plantas daninhas: desafios e soluções para a Safra 22/23”, e foi proferida pelo agrônomo PhD em plantas daninhas Leandro Paiolla.

“Não só desafios, mas a questão de soluções que vêm a reboque desses desafios. Os desafios nos colocam os problemas e nos colocam dramas, aos quais temos que responder. Porque se a gente não resolver, a coisa piora. Nós temos muitos prejuízos, que extrapolam os bilhões em termos de agro brasileiro. E nós temos que fazer alguma coisa dentro da porteira, que é onde a gente pode fazer a total diferença”, comentou Paiola.

Ainda na parte da manhã, o agrônomo e PhD em botânica Vandeir Francisco, professor da Unioeste, do Paraná, falou sobre “Uso de insumos biológicos para a promoção de crescimento e solubilização de fosfato em grandes culturas”.

Logo depois, a jornalista Kellen Severo, comentarista e apresentadora da Jovem Pan News, ministrou palestra sobre “Economia e Agronegócio: o que vem por aí?”. Ela falou sobre a impressão que teve do evento.

“O evento foi incrível, mais de mil pessoas, todas muito atentas e muito conectadas com a apresentação. Foi uma grande honra estar aqui mais uma vez e agradeço à Copasul”, disse a comunicadora. 

O simpósio foi retomado na parte da tarde com a palestra “Como elevar sua fazenda a outro patamar de produtividade”, do agrônomo especialista em fertilidade do solo e nutrição de plantas Leandro Barcelos. O palestrante elogiou bastante o evento promovido pela Copasul. 

“Um evento sensacional que está aliando teoria, prática e motivação. Eu gostei muito do evento por causa dessa metodologia, onde a gente aprende a teoria, mas também incentiva a gente a sair, ir para a fazenda e fazer as coisas”, ressaltou Barcelos, que é gerente de fazendas produtoras de grãos no oeste da Bahia e no Maranhão.

O encerramento do simpósio ficou a cargo do capitão licenciado do Corpo de Bombeiros Léo Farah, que tratou de liderança e tomadas de decisão. O militar atuou nas operações de resgates nos desastres das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, e ficou conhecido como “Especialista no Impossível”, tema da palestra.

“É muito legal a gente ver toda essa turma reunida com o espírito de cooperativa mesmo, para que a Copasul ajude tantas pessoas, entregue tanto conteúdo técnico e motivacional. E é isso que eu quis passar na palestra, mostrar para as pessoas, para todos os cooperados que eles conseguem realizar muitas vezes situações que parecem ser impossíveis”, resumiu Farah.

Para o agricultor Julio Jacinto, da Fazenda Vaca Branca, localizada em Naviraí, o evento deixou uma mensagem sobre a importância do espírito de cooperação.

“Se for para falar uma única coisa, uma única frase, é que unidos podemos mais. É isso que tiro deste simpósio. Ao final deste evento, a gente vê o sorriso das pessoas, a alegria de todos os participantes, o sentimento de que unidos podemos mais. Eu fico muito grato pela oportunidade de passar isso a todos”, concluiu Jacinto.

O 18° Simpósio da Soja é uma realização da Copasul com o Patrocínio Diamante de Agrocete, Adama, Bayer, Ihara, Yara, KWS, UPL, Nidera, Jotabasso, Basf, Corteva e Syngenta, Patrocínio Ouro de Hinove, ICL e Nortox, e Patrocínio Prata de FertCross, CropChem, TimacAgro, Superbac, NovaFértil, Facholi, Sementes Aurora, UniFértil e Soesp.