FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Janela do plantio de soja inicia em MS e vai até 31 dezembro

17, Set de 2021
Voltar

Iniciou nesta quinta-feira, 16 de setembro e vai até 31 de dezembro de 2021 a janela para semeadura da soja no Estado de Mato Grosso do Sul. O período consta na Portaria nº 394, de 10 de setembro de 2021. Na safra passada, as áreas que recebem assistência da Copasul totalizaram mais de 475 mil hectares de área plantada.

A portaria recoloca o prazo em 31 de dezembro depois de o MAPA divulgar que a janela de plantio iria até fevereiro de 2022. Embrapa, Aprosoja, Semagro e a Iagro se manifestaram contra a extensão do período e a data foi revista e retornou ao que era. O principal motivo alegado por estes órgãos seria o aumento do risco de proliferação da ferrugem asiática e outras pragas, tornando-os mais resistentes a defensivos.

Com o início do período de plantio da soja, a Aprosoja lembrou aos agricultores do MS que estejam atentos aos prazos junto à Iagro para cadastro das áreas que serão direcionadas ao cultivo de soja. O cadastro deve ser feito até o dia 10 de janeiro de 2022, pelo site da Iagro.

Já o Ministério da Agricultura lembra que os produtores rurais que contratam o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) devem respeitar tanto as datas de semeadura estabelecidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária quanto o Zarc.

Produtores que não contratam seguro e Proagro podem seguir apenas data de semeadura da Portaria SDA nº 394, de 2021, porém é recomendável a adoção também das datas do Zarc, para reduzir as chances de perdas por efeitos climáticos.