FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

ipe2

Ipês amarelos plantados pelo senhor Sakae embelezam ‘reta da igrejinha’

02, Set de 2021
Voltar

Uma trilha de ipês amarelos que embeleza a região conhecida como Borborema, ou ‘reta da igrejinha’, em Naviraí, é uma imagem que privilegia que a contempla. As árvores foram plantadas pelo senhor Sakae Kamitani, fundador da Copasul, e que gostava muito dos ipês amarelos, uma árvore que ele apreciava pela beleza e por lembrar o florescimento de um árvore tradicional na cultura japonesa, a sakura.

 

Perto de setembro, os ipês sempre florescem e dão ao local perto da igrejinha uma visão deslumbrante, no contraste com o verde dos eucaliptos ao lado. As cores tão brasileiras só poderiam representar um forte chamado ao amor pela Pátria, a poucos dias da celebração do dia 7 de Setembro.

 

O plantio feito pelo senhor Sakae recebe cuidados até hoje. O senhor Arlindo Galvão, conhecido carinhosamente entre colegas da Copasul como ‘Bolinha’, traz consigo a tarefa que recebeu do senhor Sakae de cuidar das plantas. “Eu cuido destas árvores. Foi um pedido do seu Sakae e eu continuo fazendo isso, ele que pediu”, conta.

 

Gervasio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul, lembra de como o pai tinha carinho pela beleza dos elementos da natureza, como as árvores. “O senhor Sakae plantou muitas árvores pelas unidades da Copasul e também gostava que as pessoas participassem destes momentos”, conta.

 

Um dos episódios ocorreu na inauguração da Fiação de Algodão da cooperativa. “O seu Sakae plantou um ipê junto com o senhor Roberto Rodrigues, considerado o ‘pai do cooperativismo do Brasil, e que já foi presidente da OCB Brasil e ministro da Agricultura. Uma árvore plantada no ano da inauguração que floresce e traz à memória as lembranças”, conta Gervasio.

 

O ipê-amarelo é considerado a flor símbolo do Brasil, de acordo com decreto instituído por lei pelo então presidente Jânio Quadros, em 1961. A motivação está relacionada à floração da árvore, que ocorre em setembro, e às cores de suas flores e folhas: amarelo e verde, que representam a bandeira nacional. No Mato Grosso do Sul, decreto publicado torna a árvore símbolo também do Estado.