FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Hirokazu Sakurai

Hirokazu Sakurai, fundador nº 19 da Copasul, morre aos 89 anos

13, Mar de 2023
Voltar

Imigrante japonês, Sakurai estabeleceu parceria com o grupo Kamitani, cultivando algodão na Fazenda Novo Século, em Iguatemi, e foi cooperado entre 1978 a 2002

O fundador nº 19 da Copasul, o senhor Hirokazu Sakurai, faleceu aos 89 anos de idade no último sábado, dia 11, em Naviraí-MS. Natural de Niigata, no Japão, e brasileiro naturalizado, Sakurai deixa esposa, dona Tieko, além de quatro filhos, cinco netos e um bisneto. 

Conforme recordou o presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, Hirokazu Sakurai foi produtor de algodão no Grupo Kamitani nos primeiros passos da cooperativa. “Ele também era parceiro junto com o Seo Sakae (fundador nº 1 da Copasul) e ajudou a desbravar Naviraí. Então eles plantavam a lavoura. Ele veio do Japão, como imigrante japonês, e já começou a trabalhar”, contou Gervasio. 

O cultivo do algodão, na época, era feito na Fazenda Novo Século, uma área arrendada com mais de 500 hectares na região de Iguatemi, no sul de Mato Grosso do Sul. “A vida dele foi em função da lavoura”, destacou sua filha, Hiolanda Sakurai. 

Hirokazu Sakurai permaneceu como cooperado da Copasul por quase 24 anos, optando pela desfiliação em 05 de dezembro de 2002. “Ele foi um grande trabalhador, companheiro, amigo de todos, pessoa de uma índole invejável”, enalteceu o fundador da Copasul Júlio Suekane, que esteve presente no velório de Sakurai neste domingo, dia 12.