FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_9554

Fecularia 10 anos: colaboradores têm noite especial de comemoração

05, Dez de 2022
Voltar

Jantar marcou a comemoração da unidade e teve a presença do presidente do CAD, Gervasio Kamitani, e do presidente executivo, Adroaldo Taguti

A Fecularia Copasul comemorou no dia 3 de dezembro o 10° aniversário. Na noite anterior, diretores, gestores, cooperados e principalmente os colaboradores da indústria tiveram uma noite especial de comemoração em jantar oferecido em Naviraí.

Reunidos no salão de festas do Play Time Boliche, os mais de 350 convidados conferiram um cerimonial emocionante digno de uma reunião de família. Após assistir o vídeo institucional dos 10 anos, os convidados ouviram as palavras do presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, do presidente executivo, Adroaldo Taguti, os gestores da Fecularia, Maykon Henrique Lima do Amaral, e Luiz Patroni, e do engenheiro agrônomo da mandioca, Cleiton Simão Zebalho. Os colaboradores Marco Rodrigues e Denilson de Sá Silva receberam uma homenagem especial por estarem na Fecularia desde o começo. 

“A implantação da Fecularia se deu principalmente porque a gente tinha bastante cooperado plantando mandioca aqui na região e o destino para o beneficiamento era o Paraná. Então a Copasul decidiu por implantar a indústria aqui e isso foi favorável pelo encurtamento da distância, o que favoreceu aos produtores aumentar as áreas, ter mais uma receita e mais uma opção de cultura. Então foi muito benéfica para a região. Hoje comemoramos 10 anos e que venham muitos mais comemorações pela frente”, destacou o Gervasio.

O presidente executivo, Adroaldo Taguti, ressaltou a busca constante por qualidade do produto e comemorou o fato de os 10 anos serem lembrados como de grande sucesso para o empreendimento. Ele também agradeceu aos colaboradores. “Dizem que se, ao comemorar um aniversário de casamento a gente tem a sensação de que passou rápido, é porque foi bom. Hoje temos esta sensação, de que estes 10 anos da Fecularia passaram rápido. Foram anos de grande crescimento e melhorias constantes e gostaria de agradecer o comprometimento de cada um neste processo”, disse.

O supervisor da Fecularia, Maykon Henrique, ressaltou a presença de todos os colaboradores da indústria, representantes e demais convidados. “É muito bom ver todos aqui reunidos, interagindo. Isso é a mostra do que acontece na Fecularia, a nossa união, o sentimento de família”, disse.

Após as falas, foi feito um brinde aos 10 anos e pelos próximos anos da Fecularia. Gervasio Kamitani conduziu o momento com a palavra de ordem em japonês ‘kanpai’, que na tradução literal significa ‘esvazie seu copo’ e que é análogo ao “saúde”. Todas as pessoas receberam um presente. A festa teve música ao vivo com a presença de Anderson Palopoli.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO JANTAR  

A Fecularia

Inaugurada em 3 de dezembro de 2012, a unidade iniciou os trabalhos com capacidade de processamento de 200 toneladas por dia e a geração de 30 empregos diretos. Atualmente, são mais de 80 colaboradores, e capacidade instalada para processamento de 600 toneladas de raiz de mandioca por dia, sendo considerada uma das maiores capacidades produtivas em uma única unidade. Por dia, a média de fécula extraída é de 130 toneladas.

O principal objetivo da implantação da fecularia, foi o amparo ao produtor. Agregar valor à produção local e baratear o custo produtivo foram situações possíveis assim que a unidade industrial foi inaugurada, já que passou a receber a matéria-prima de associados e produtores da região para beneficiamento e transformação em fécula, dispensando o envio para a região sul do país, o que ocorria antes.

Ao longo dos anos, a fecularia criou um modo de operação próprio que prioriza a qualidade da fécula. Se tornou fornecedora do produto para todo o Brasil e, recentemente, para o mundo, sendo responsável pela exportação de um quarto da fécula brasileira. Esta qualidade do produto se dá pelo aperfeiçoamento dos processos, bem como a constante testagem em laboratório próprio e, sem dúvida, a logística de recebimento programado, que permite colher a mandioca na região e entregar dentro de 24 horas, mantendo ao máximo a integridade da raiz. Tudo isso é possível graças a um processo de treinamento constante.