FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

116ª AGO Copasul

Copasul realiza AGE para inclusão de atividades no Estatuto Social

27, Fev de 2023
Voltar

A Copasul realizou na última quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a sua 116ª Assembleia Geral Extraordinária, que tratou da atualização do Estatuto Social da cooperativa. Participaram do evento os membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, demais cooperados e diretoria executiva da cooperativa. A mesa que presidiu os trabalhos foi composta pelo vice-presidente do Conselho de Administração da Copasul (CAD), Nelson Antonini, o presidente executivo, Adroaldo Taguti, o conselheiro fiscal Fábio Antonini e o conselheiro Edson Shingu, na condição de secretário da AGE. 

As alterações se fizeram necessárias em razão do crescimento e expansão da cooperativa, com o surgimento de novos negócios e a melhoria de processos administrativos e operacionais, bem como ante o processo de implantação de métodos de compliance. A Ordem do Dia da AGE tratou de adequações no Estatuto Social que compreendem a inserção de novas atividades a serem desenvolvidas pela Copasul, alterações de regras que se referem à associação, desligamento, eliminação e readmissão de cooperados do quadro social, como adequações das atribuições do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, das formas de atuação dos representantes legais quanto à assinatura de documentos necessários aos atos da cooperativa junto a instituições financeiras e outros órgãos e adequação textual do estatuto.

As adequações também trataram da autorização para que sejam implantados o Regimento Interno da Cooperativa, Código de Conduta, Normativas e Resoluções, todas com fim de auxiliar os processos de gestão da cooperativa. O Objetivo Social da Copasul também foi adequado de forma a dar destaque aos princípios básicos e norteadores do cooperativismo e de isonomia referendados em nossa Constituição Federal e diretrizes de compliance.

Os pontos objeto das alterações do Estatuto foram apresentados pela advogada da Copasul Jâne Peixer e, ao final, foram esclarecidos pontos de dúvidas apontados pelos cooperados, posteriormente submetidos à aprovação pelo presidente da sessão, tendo restado aprovadas as alterações propostas.

Ao final, Nelson Antonini agradeceu a presença dos cooperados e parabenizou as observações feitas pelos participantes ao longo da explanação das mudanças propostas. 

No discurso de encerramento, o vice-presidente do CAD fez projeções para a conclusão da colheita da soja 2022/2023:  “Desejo uma boa colheita para todos! Estamos prevendo com alguns cooperados talvez a melhor safra de toda a história de Naviraí. Para alguns cooperados, com certeza vamos ter, mesmo em meio a muita chuva”, observou.

Entre as cooperadas presentes na 116ª AGE, a produtora Vera Lucia Palácio Antonini celebrou o encontro e destacou a importância da participação do quadro social da cooperativa nas assembleias. “É extremamente importante a participação de todos os cooperados porque nós somos donos da cooperativa, ela é nossa propriedade. Então é do nosso interesse saber o que está acontecendo. E claro que ela precisa sempre evoluir, ter novos modelos de gestão, novas ideias. Por isso é importante a gente estar junto, participando. Na realidade, defender e ver o que é nosso”, opinou.

45ª AGO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

A próxima convocação de cooperados da Copasul já tem data marcada  para o dia 15 de março, e será realizada em Naviraí, no espaço  Arena Coliseu, a partir das 17h00, quando acontecerá a 45ª AGO - Assembleia Geral Ordinária. O evento tratará da aprovação dos resultados da cooperativa referentes ao ano de 2022. A primeira chamada está agendada para as 17h00 e a última chamada para o início da sessão se dará às 19h00.