FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dji_0007

Copasul inaugura Silos Batayporã e produtores destacam melhoria na logística

20, Jan de 2022
Voltar

A Copasul inaugurou nesta quarta-feira (19) mais uma unidade de recebimento de grãos para atender a demanda de seus cooperados. Com a presença de integrantes do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e da Diretoria, o prefeito da cidade e o presidente da Câmara de Vereadores, a solenidade contou com o momento da benção sobre a unidade, uma tradição da Copasul em seus empreendimentos e eventos.

A unidade Silos Batayporã está pronta para receber a produção na região do município de Batayporã e parte de Taquarussu e Nova Andradina, e se torna uma importante opção para redução de custos com frete aos produtores rurais locais. Esta foi a principal comemoração dos cooperados que participaram da solenidade de inauguração.

"Ficamos contentes com a ideia de que a Copasul ia ser instalada aqui. E quando foi concluída a obra a alegria se completou", ressalta Silvio Cezar Calizoti, um dos produtores que estiveram com a diretoria da Copasul para falar sobre a ida do empreendimento para o município.

"Na nossa região, Nova Andradina, Taquarussu, os produtores terão uma nova e importante opção. Ano passado entreguei em Anaurilândia, a mais de 60 km daqui. Hoje estamos 'dentro' da Copasul, e temos tranquilidade de deixar nosso grão depositado com a cooperativa que confiamos. Este armazém vem para atender uma necessidade da região", comemorou Claudio Valentin Casaroto, produtor rural na região há 16 anos.

Análise semelhante foi feita pelo produtor Leandro Vançan, que destacou a redução das distâncias para o produtor local. "Antes tínhamos que percorrer 40, 50 quilômetros para entregar nossa produção. Agora são quatro, seis quilômetros, com uma unidade 'dentro da nossa casa', então melhorou muito pra gente a questão da logística", disse.

O produtor Adailton Julião tem contato com a Copasul desde a época do algodão e, em poucas palavras, destaca que a produção rural local está muito satisfeita com a possibilidade de contar com a Copasul mais perto ainda. "Esta unidade 'dentro de casa' vem fortalecer a relação dos cooperados desta região com a Copasul. Além de facilitar a comercialização, a logística e o relacionamento entre todos", disse. 

O prefeito de Batayporã destacou a conquista como um incentivo à produção local e para a chegada de novos empreendimentos. "Todos se sentem motivados e certos de que têm uma empresa consolidada, com histórico, fortalecida e pronta para atender ele em qualquer situação. Através desta força, desta união do cooperativismo que a Copasul tem, são incentivos importantes para que todos se envolvam e cresçam juntos", disse.

O Silos Batayporã foi construído para atender a demanda produtiva da região e compor a estrutura logística da Copasul que atende os produtores proporcionando menores distâncias para o armazenamento dos grãos aliado à qualidade de atendimento da Copasul.

A estrutura teve investimento de pouco mais de R$ 31 milhões de reais e uma área construída de 4.200 metros quadrados. A unidade é toda pavimentada e conta com sistema de galerias pluviais. A capacidade estática dos três silos existentes no complexo é de 450.000 sacas ou 27.000 toneladas de grãos.

Todos os conselheiros e diretores presentes na solenidade destacaram o ano difícil para a agricultura, mas lembraram que a Copasul pensa estrategicamente e com pés no chão, sem deixar o otimismo de lado. O Presidente do Conselho de Administração, Gervasio Kamitani, também lembrou da atuação que a Copasul tem na região. "Estamos colocando um silos nesta região onde atuamos há muito tempo, desde a época de algodão e depois com a unidade em Nova Andradina, que dá suporte aos produtores daqui. Esta unidade nos enche de orgulho, para uma região transformada e que abre espaços para a agricultura. Chegamos em um hora de expansão, mesmo com um ano sem chuvas, mas certos de que este silos receberá ainda a produção de grandes safras", disse.

O Presidente Executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, falou da satisfação em inaugurar a unidade que representa a missão da cooperativa e o legado do senhor Sakae Kamitani. "Mesmo com o cenário crítico de pandemia e estiagem, devemos seguir a nossa jornada de crescimento e desenvolvimento. Esta unidade é estratégica para a Copasul, pois ela atende uma região que tem uma ritmo de crescimento muito interessante. Somos uma cooperativa com foco no fortalecimento dos associados e não mediremos esforços para que isso ocorra. Otimismo foi um dos pilares da vida do senhor Sakae Kamitani e tenho certeza que ele estaria muito satisfeito com a postura da Copasul diante da atual situação. Com certeza boas safras virão e iremos superar este período", disse.

Nelson Antonini, vice-presidente do Conselho de Administração, reforçou a manutenção de um legado. "A Copasul tem valores ensinados pelo seu Sakae que esperamos colocar em prática e queremos passar para as próximas gerações. Estamos felizes em inaugurar esta unidade, temos cooperados trabalhadores e atualizados por aqui. Desejo a todos deste município que sejam abençoados ainda mais", disse.