FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

6º levantamento de safra 2022/23 Conab

Conab projeta crescimento de 20,6% para a safra de soja 2022/23

10, Mar de 2023
Voltar

Informações estão no 6º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 da Conab; Boletim destacou também ritmo do plantio do milho 2ª safra e do algodão

A Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - divulgou nesta quinta, dia 9, o boletim do 6º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23. De acordo com as informações, a organização espera que o Brasil colha 309,9 milhões de toneladas de grãos nesta temporada. 

O destaque do levantamento é a produção brasileira de soja, que deve chegar aos 151,4 milhões de toneladas. “Se confirmado, o volume de soja a ser colhido nesta temporada é 20,6% superior ao registrado no ciclo anterior, o que aponta uma recuperação na produtividade das lavouras que foram atingidas pelas condições climáticas adversas no período de 2021/22”, consta na divulgação oficial.

O presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro, observou que a produção de soja sofreu redução na comparação com o 5º levantamento por conta dos danos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul. “No entanto, essas perdas foram compensadas, em parte, pelos ganhos observados em Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul”, ponderou.

MILHO

O conteúdo divulgado pela Conab confirma ainda atraso na colheita devido às chuvas, que dificultam o tráfego de máquinas nas lavouras. Este ritmo lento, somado ao atraso no plantio em locais como Goiás e Matopiba, além de baixas temperaturas em outras regiões, que alongaram o ciclo da soja, podem trazer impactos para o milho 2ª safra. Segundo a Conab, a safrinha de milho tem 63,6% de suas áreas já semeadas, enquanto no ano passado, neste mesmo período, o número se aproximava dos 75%. 

“Ainda assim, a Companhia projeta um crescimento na produção de 11,3%, podendo chegar a 95,6 milhões de toneladas”, consta no comunicado oficial da Conab. A Companhia salienta ainda em seu levantamento que o Brasil deve colher ainda 26,76 milhões de toneladas de milho primeira safra, aumento de quase 7% em relação à safra anterior. 

ALGODÃO

Outra cultura de segunda safra que ganhou destaque no 6º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 foi o algodão, cujas áreas já estão completamente semeadas. De acordo com a Conab, houve aumento de 4% da área total de cultivo do algodão no país, chegando a 1,66 milhão de hectares

+ Acesse na íntegra o 6º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23