FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_9228

Colaboradores participam de palestra sobre Gestão de Finanças Pessoais

20, Out de 2022
Voltar

A Fecularia Copasul, nos desdobramentos de ações do programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), promoveu na quarta-feira (20), uma palestra em parceria com o Sicredi Centro Sul volta aos colaboradores da Copasul com o tema Gestão de Finanças Pessoais.

A palestra, ocorrida na Associação Recreativa e Esportiva da Copasul (Arec), foi ministrada por Mirtes Souza Moreno, assessora de desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi, e teve participação de Aparecida Flores de Almeida, assessora de investimentos da cooperativa de crédito.

“Falar de dinheiro não é tarefa fácil. Nós brasileiros temos uma cultura na qual falar que tá com o cartão estourado é bonito. Mas não podemos ir por este caminho. Precisamos encarar a realidade e internalizar que a organização da nossa vida financeira também ajuda na nossa própria saúde”, disse Mirtes, ao introduzir o assunto.

Ele ainda mencionou o fato de nossa impulsão ao consumo ser resultado de uma construção social, baseada em influências que vão desde a propaganda até a necessidade de sermos aceitos, o que torna a relação com o dinheiro muito mais emocional do que racional. A palestra chamou atenção, então, para a nossa capacidade de controlar as situações, priorizando o planejamento, calculando o impacto dos gastos e analisando possibilidades que a impulsão não permite. “Coisas simples como comparar preços, não comprar de imediato, estabelecer limite de valor, não se iludir com promoções e buscar as opções grátis que se apresentam, se mostram muito efetivas. Basta que a gente seja mais racional”, explicou, acrescentando que as perguntas “posso comprar?”, “preciso disso agora?” e “para que eu quero isso?” ajudam a descomplicar o momento decisivo.

Entre os espectadores estavam, na maioria, colaboradores da fecularia, além de funcionários da Sede administrativa e da Fiação. Eles tiveram um tempo ao final da explicação para fazer perguntas sobre o tema.

O presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, também participou do evento. “Um evento como este é muito importante para que tenhamos mais conhecimentos sobre o assunto finanças pessoais. Mais importante ainda é a gente colocar em prática o que aprendemos, nem que seja um dos ensinamentos. Assim fazemos valer a pena”, disse Taguti ao falar com os participantes.

Supervisor da Fecularia, Maykon Henrique falou das impressões que teve do evento. “Um tema que reflete em todas as esferas da vida, falar de saúde financeira é algo que, muito vezes, causa constrangimento. Esse tema foi muito abordado nas nossas reuniões do Programa FIC, por isso, com ajuda do time do RH e Sicredi, pudemos concretizar esse primeiro evento. A palestrante soube conduzir muito bem o tema, os colaboradores que participaram gostaram muito. Outro ponto importante foi o número de colaboradores inscritos, nos animou ainda mais para promover o próximo evento”, disse.

O programa Felicidade Interna do Cooperativismo tem como objetivo estimular a busca constante pelo bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores para que se desenvolvam como pessoas e profissionais mais felizes. A Copasul é a primeira cooperativa no Estado a realizar o programa, que começou pela Fecularia. A palestra sobre Educação Financeira tem total alinhamento com este propósito.