FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Visita Copasul Embrapa Mandioca e Fruticultura-

Agrônomos da Copasul visitam Embrapa Mandioca e Fruticultura na Bahia

24, Out de 2022
Voltar

Supervisor corporativo de mandioca Cleiton Zebalho e o gerente técnico corporativo Anderson Guido conheceram também estrutura do Reniva - Rede de Multiplicação e Transferência de Manivas-Semente de Mandioca

Agrônomos do departamento técnico da Copasul visitaram a sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura no último dia 17/10. O supervisor corporativo de mandioca da cooperativa Cleiton Zebalho e o gerente técnico corporativo Anderson Guido estiveram na unidade em Cruz das Almas, na Bahia, para conhecer o Reniva, que é a Rede de Multiplicação e Transferência de Manivas-Semente de Mandioca.

Guido e Zebalho foram acompanhados durante a visita pelo desenvolvedor das práticas e protocolos de manejo do Reniva, o doutor em biotecnologia agronômica Antônio da Silva Souza, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, do doutor em agronomia Hermínio Souza Rocha, analista da mesma unidade, e do mestre em ciência e tecnologia de sementes Helton Fleck da Silveira, também analista. O grupo foi recebido pelo pelo chefe-geral substituto, Carlos Estevão Cardoso, o chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento, Eduardo Chumbinho de Andrade, e o pesquisador Saulo Oliveira.

De acordo com Zebalho, o objetivo da visita foi entender como o Reniva pode contribuir para a atuação da Copasul junto aos cooperados na região Centro-Oeste. A interação é fruto de uma parceria de transferência de tecnologia entre a cooperativa e a Embrapa, estabelecida em em 2016. “O Reniva tem entre os objetivos a limpeza de doenças desses materiais e o processo de multiplicação também em viveiros, em miniestacas ou em casas de vegetação. Com isso, pode-se agregar e a gente conseguir produzir de forma mais sustentável e rentável", disse o supervisor corporativo à Embrapa. 

O gerente técnico corporativo do departamento agronômico da Copasul, Anderson Guido, destacou que a cooperativa busca soluções para os vírus que atacam a mandioca para aumentar a produtividade dos associados. De acordo com a Embrapa, a cooperativa é uma das instituições licenciadas para comercialização de variedades de mandioca de uso industrial BRS CS01 e BRS 420

Além de passar pela sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas, os agrônomos da Copasul visitaram o Instituto Biofábrica da Bahia, em Ilhéus, e conheceram in loco algumas das atividades do projeto desenvolvidas pelo Plano de Ação Territorial (PAT) da mandiocultura no extremo-sul baiano, em Teixeira de Freitas.

Confira aqui a notícia completa pelo site da Embrapa:

+ Técnicos da Copasul visitam a Embrapa Mandioca e Fruticultura com interesse no Reniva

Foto: Djane Silva / Embrapa