FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

milho2

Ação para mitigar a quebra da safra de milho devolve R$ 600 mil em avariados

15, Nov de 2021
Voltar

Uma forma de contribuir com o cooperado em um momento de dificuldade da safra do milho. Esta foi a principal motivação da Copasul para implantar 11 medidas de mitigação do efeito da quebra da safra de milho 21/21. Uma das medidas foi a devolução integral dos grãos avariados descontados (que ultrapassou 5%) totalizando em torno de R$ 600 mil e que diminuiu um pouco o prejuízo para 120 produtores.

Especificamente no ato da entrega, além da devolução de avariados, também não foram aplicadas as taxas de serviço por umidade e uma tabela de desconto de umidade, além de ter aceitado o recebimento do milho, excepcionalmente, com umidade acima do permitido na norma, obedecendo a capacidade de secagem da unidade.

 

As medidas foram tomadas em caráter excepcional nesta safra de milho que foi atingida pela seca na maior parte das lavouras, e granizo e geada em áreas pontuais da região produtora do sul de Mato Grosso do Sul. As intempéries causaram grandes prejuízos, entre eles, baixa produtividade, perdas de qualidade e, em alguns casos, a total devastação das lavouras.

 

"A cooperativa se sensibilizou pelo momento e a diretoria buscou amenizar os impactos da quebra da safra de milho, principalmente na entrega dos grãos. O milho que chega no silo tem uma classificação e é feito o desconto do milho avariado. Especificamente nesta safra, este desconto foi devolvido ao produtor que já estava muito penalizado com os problemas do clima na lavoura", explica Agnaldo Massao Sato, gerente administrativo de grãos da Copasul.

 

A cooperativa precisou de um esforço importante para realizar a maior parte das medidas, uma vez que não é uma situação cotidiana. Com um esforço importante a Copasul conseguiu contornar a situação, assumindo o risco para que produtor tivesse um pouco menos de frustração.

 

"Diante da frustração da safra foi produzido um milho de menor qualidade. No entanto, com esta ação da Copasul, foi possível trazer um milho de menor qualidade para uma precificação de um milho padrão. Foi um esforço grande, de áreas em conjunto, com o apoio dos nossos clientes em aceitar uma classificação mais branda, diante da situação que atingiu muita gente", explica João Scalabrin Panacho, gerente comercial de milho, lembrando que o desconto de avariados é procedimento normal em safras normais pelo que preconiza o mercado.

 

Na parte contratual, ocorreu a rolagem de contratos futuros, através do qual mais de 1,2 milhão de sacas tiveram contratos rolados para 2022, de um total de 2,35 milhões de sacas contidas em contratos da safra 21/21. A Copasul também possibilitou que o produtor pudesse comercializar o restante da produção no preço de lousa.

 

As demais medidas foram a prorrogação da data de vencimento dos insumos de 25 de agosto para 27 de setembro sem perder da pontualidade, a correção financeira dos juros de 2% para 1% a partir de 25 de agosto até 27 de setembro, o pagamento das taxas de serviço de recepção prorrogado por 30 dias, de 25 de setembro para 25 de outubro de 2021 (específico de Maracaju), o pagamento utilizando o seguro agrícola da Copasul sem perder a pontualidade e sem correção de juros após 27 de setembro, alteração na norma de recebimento a exclusão do milho tipo B que "não poderá ser  utilizado para cumprir contratos, não emissão de recibos de depósitos e da taxa adicional" e o pagamento integral antecipado dos contratos de milho para os produtores que cumpriram 100%  do mesmo e que não participaram da rolagem para 2022.