FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

jornada2020_3

12ª Jornada da Soja Copasul acontece no próximo dia 18 de janeiro

02, Jan de 2023
Voltar

Jornada abre calendário de 2023 dos grandes eventos da Copasul e inicia maratona de encontros para falar de soja

Após dois anos sem ocorrer presencialmente, a Copasul retoma a realização da Jornada Técnica da Soja, que acontece no próximo dia 18 de janeiro, na UDT, anexa ao Silos Itaquiraí, na BR-487. Esta será a 12ª edição do evento marcado pela construção de um ambiente de conhecimento em pleno desenvolvimento da safra de soja, oportunizando bagagem para tomada de decisões importantes dos produtores.

Os interessados em participar da Jornada precisam fazer a inscrição pelo site do evento a partir do dia 5 de janeiro. Segundo o Departamento Técnico Agronômico da Copasul a expectativa é que sejam recebidos 700 espectadores e a inscrição é importante para que o evento aconteça com a maior comodidade possível. 

Em 2023, a programação da Jornada tem início pela manhã com um tradicional café para os participantes, seguido de check-in e a abertura do evento. Em seguida acontece a primeira palestra do dia com o tema “Fisiologia para Produção da Cultura da Soja”, com o professor doutor Evandro Binotto Fagan. Após a palestra acontece a rodada nas três estações montadas em conjunto com a Fundação MS e que trarão temas relativos às pesquisas desenvolvidas na parceria entre a fundação e a cooperativa.

Após a rodada haverá deslocamento para a fazenda Santa Lúcia onde será servido o almoço. A Jornada segue com mais palestras e atrações, sendo que, duas delas abordarão os temas “Doenças da soja e Controle” e a “Cigarrinha do Milho”, este mais voltado aos cuidados de fim de safra da soja, como a destruição de milho tiguera, controle de percevejo e sugadores e outros assuntos, visando melhorar a condição das lavouras. Para finalizar o dia de conhecimento, acontece um tour por variedades de soja. A confraternização acontece na Associação Recreativa e Esportiva da Copasul (AREC) em Naviraí.

Nos primeiros anos, a Jornada da Soja era feita de forma a visitar dezenas de propriedades na região de Naviraí, Itaquiraí, Novo Horizonte do Sul e região. Após as parcerias firmadas com a Fundação MS e a criação da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), anexa ao Silos Itaquiraí, o evento mudou para a forma que tem atualmente.

A realização da Jornada Técnica da Soja é da Copasul, com o apoio da Fundação MS e o patrocínio das seguintes empresas: Patrocínio Diamante de Agrocete, Adama, Bayer, Ihara, Yara, KWS, UPL, Nidera, Jotabasso, Basf, Corteva e Syngenta, Patrocínio Ouro de Hinove, ICL e Nortox, e Patrocínio Prata de FertCross, CropChem, TimacAgro, Superbac, NovaFértil, Facholi, Sementes Aurora, UniFértil e Soesp.

Janeiro da soja

Além da Jornada Técnica da Soja, a Copasul programou para janeiro de 2023 outros eventos importantes para falar de soja, economia e outros diversos assuntos do agronegócio. No dia 21, acontece o Dia de Campo em Deodápolis, no dia 25 acontece o III Encontro Técnico da Soja e o primeiro Copasul Economia & Mercado ambos em Maracaju, e no dia 26 acontece a III Noite de Campo na região de Batayporã.