FALE CONOSCO: (67) 3409 1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML

Sustentabilidade

Voltar


A preocupação com a sustentabilidade ambiental tem norteado as ações da Copasul em todas as suas áreas de atuação, principalmente, em suas indústrias.

Fecularia

Em 2015 teve início na Fecularia a captação do biogás gerado pelo sistema de tratamento de efluentes, utilizado como fonte de energia térmica alternativa, substituindo parte significativa da lenha consumida pela indústria e minimizando a emissão de gases de efeito mais poluentes, a exemplo do metano. Também na fecularia, é feito o monitoramento semestral de emissões atmosféricas da chaminé da caldeira e o monitoramento trimestral das áreas que são fertirrigadas com efluentes tratados da fecularia, de forma a garantir a sustentabilidade e continuidade do processo de fertirrigação, evitando danos ao meio ambiente.

Fiação

A Fiação conquistou em 2015 o Selo Ambiental do PSE (Programa Senai de Ecoeficiência), que amplia o percentual do incentivo fiscal concedido pelo Governo do Estado e atesta e classifica a eficiência ambiental das empresas. Também na indústria foi implementada a Comissão de Qualidade Ambiental, responsável por auxiliar na divulgação e implantação de ações voltadas à gestão ambiental da unidade. Na fecularia, fiação e silos Aeroporto há um projeto de destinação correta para lâmpadas usadas e para óleo. Além disso, a Fiação e a Fecularia também fazem a segregação dos resíduos classe I (perigosos), que são enviados para locais onde a disposição final e/ou reaproveitamento são regularizados pelos órgãos ambientais competentes.