FALE CONOSCO: (67) 3409 1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML

Cooperjovem

Voltar

aranav

A Origem

O projeto da Oficina de reciclagem de papel da Coopermirim, é resultado de um planejamento sistematizado de ações, comprometimento e divisão de responsabilidades entre a Copasul, Gerencia Municipal de Educação e a Escola Ver. Odécio Nunes de Matos.


Objetivos

O Programa Cooperjovem, tem por objetivos, proporcionar o conhecimento de como formar uma cooperativa, promover a prática da cooperação com uma mentalidade mais aberta, participativa, flexível e solidária, desenvolvendo competências e habilidades dos alunos envolvidos no sentido de atuarem no meio em que vivem por meio de ajuda mútua.


História

Originada em 2005, dentro do Cooperjovem - programa de conteúdo interdisciplinar de introdução ao cooperativismo, desenvolvido desde 2001 em parceria com a Escola Vereador Odércio Nunes de Matos, e que envolve aproximadamente 400 alunos de 5ª a 8ª - a COOPERMIRIM é uma cooperativa mirim de reciclagem artesanal de papel que surgiu como forma de complemento aos estudos teóricos aplicados em sala de aula, proporcionando aos alunos uma experiência prática dos conceitos cooperativistas, do trabalho em equipe, liderança e empreendedorismo.

Em seu terceiro ano, a COOPERMIRIM caminha para alcançar o objetivo inicial de trabalhar com mais de 120 integrantes; para isso envolve anualmente de 30 a 35 novos alunos de 5ª série, sendo que estes permanecem no projeto até a conclusão da 8ª série.


Prêmios

Com foco no social, a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul) foi vencedora do Prêmio Cooperativa do Ano – 2007, categoria Responsabilidade Social, com o projeto Cooperativa Mirim de Reciclagem de Papel (Coopemirim).

A premiação é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parceria com a revista Globo Rural e patrocínio do Banco do Brasil.

Criada em 2005, a Coopermirim é uma cooperativa mirim de reciclagem de papel artesanal formada por alunos de quinta série do Colégio Vereador Odércio Nunes de Matos, em Naviraí (MS).

Ela foi fundada a partir do Cooperjovem, programa de conteúdo interdisciplinar de introdução ao cooperativismo, como complemento aos estudos teóricos, proporcionando aos alunos uma experiência prática dos conceitos cooperativistas.

Outros fatores motivaram a criação da cooperativa como a oportunidade de propor uma forma diferente e interessante de aprendizado, promover a prática da cooperação com mentalidade participativa e solidária, desenvolver competências e habilidades e despertar nos jovens um espírito empreendedor.

As atividades de produção do papel reciclado acontecem no período vespertino.

A comercialização é realizada por uma equipe da Coopermirim e os resultados da comercialização, deduzidos os custos, são depositados em conta poupança.

A destinação dos recursos é decidida durante assembléia, pelos cooperados mirins, de acordo com estatuto social da cooperativa.

Além dos princípios do cooperativismo, liderança, trabalho em equipe e empreendedorismo, o projeto é uma ação prática de preservação do meio ambiente e desperta nas crianças a necessidade de uma atitude ecologicamente responsável e consciente.

A Coopermirim envolve anualmente cerca de 35 alunos de 5ª série, sendo que cada um deles permanece no projeto até o término da 8ª série.

Após três anos de sua criação, a cooperativa está próxima de alcançar o objetivo inicial de trabalhar com mais de 120 integrantes.

Copasul – Formada hoje por 689 cooperados e 348 colaboradores, a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul) foi criada em dezembro de 1978.

Sua missão, entre outras coisas, é promover o fortalecimento e crescimento de seus associados, assegurando condições de viabilidade da atividade agropecuária.

Atende atualmente produtores de culturas como soja, milho, trigo, sorgo e girassol da região sul do Mato Grosso do Sul, comercializando cereais, algodão em pluma, fios de algodão e fornecendo insumos agrícolas para o plantio e manejo das lavouras.

Além disso, a cooperativa oferece suporte técnico de orientação ao produtor associado.