FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_3383

Voluntários da Copasul fizeram grande mobilização no Dia de Cooperar

07, Jul de 2016
Voltar

    A Cooperação e a União podem fazer grandes realizações e a mobilização nacional conhecida como Dia C - Dia de Cooperar, é uma prova disso. Na última semana, as Unidades da Copasul estiveram mobilizadas nessa ação. Esse ano, foram realizadas ações em Deodápolis, Naviraí, Maracaju e Novo Horizonte do Sul com a participação recorde aproximadamente 100 voluntários em diversas ações. O número de voluntários e o resultado das ações superaram as expectativas. O Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C - é o programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Confira as ações realizadas pelas unidades da Copasul:

Naviraí

  Em Naviraí a mobilização foi realizada nos dias 01/07 e 02/07 para Pintura do muro da Escola Estadual Antonio Fernandes, que atende mais de 800 alunos. Foram pintados aproximadamente 600 metros e feito também um grande mutirão de limpeza da Escola, contando ainda com a parceria dos alunos do curso de técnico em edificações do SESI. Os voluntários ficaram muito satisfeitos em ter participado. “Eu achei bem bacana participar . Quando chegamos, vimos aquele quarteirão inteiro, e pensamos que seria demorado. E acabou sendo uma ação rápida. percebemos que valor do cooperativismo é muito importante, quando cada um contribui, se tornou algo rápido e fácil. Quando as pessoas se unem é possível fazer grandes ações.” disse o voluntário Diogo Mussi, o mesmo sentimento é o do voluntário Juarez Danner. “Pra mim hoje foi um dia muito importante, poder contribuir com a sociedade. Escola é onde se faz o futuro do nosso país e o Setor Cooperativista mais uma vez prova que contribui muito para o crescimento do nosso país”.
   Para a escola a ação trouxe grandes resultados como explica o diretor Marlon Morch “Nós sentimos uma diferença muito grande no ambiente e esse tipo de ação faz uma diferença muito grande no dia-a-dia da escola. Pode parecer algo simples, mas a diferença que faz é muito grande. Nós vemos que o ambiente melhora e tudo contribui para o aprendizado do aluno e para evitar a evasão escolar. Uma escola bonita, torna-se mais atrativa para os alunos. Parabenizo a iniciativa, são ações como essa que mudam a realidade e transformam as pessoas”.
   Em Naviraí as ações do Dia C iniciaram no dia 08 de junho, com a entrega de agasalhos para o Abrigo São José e para Creche Vera Maria de Brida, no Jardim Paraíso, em Naviraí. A Campanha foi de iniciativa da Fiação Copasul, sendo arrecadados mais de 60 kg, entre roupas e cobertores.A creche atende mais de 400 crianças e o Abrigo São José existe há mais de dez anos, e recebe pessoas de várias cidades que estão de passagem por Naviraí ou nas ruas, sem condições para hospedagem ou alimentação.
 

Novo Horizonte do Sul

   Na unidade de Novo Horizonte, os colaboradores se mobilizaram para a arrecadação de alimentos e utensílios para uma família carente da cidade que teve a casa destruída pelo fogo recentemente. A unidade entregou alimentos e ainda uma cama de solteiro com colchão e um balcão. 

Maracaju

   Em Maracaju a ação foi realizada no dia 02 de julho e mobilizou cerca de 20 voluntários. A Ação foi realizada naUnidade de Acolhimento para crianças e adolescentes - “Espaço Vida”. O local tem como objetivo geral garantir o acolhimento temporário a crianças e adolescentes retiradas da família por medida emergencial de proteção. Hoje o Espaço Vida está atendendo 6 crianças e 7 adolescentes, os quais recebem acompanhamento de uma e equipe multidisciplinar sob orientação da equipe técnica do CREAS (Psicóloga e Assistente social).
   Os voluntários da Copasul organizaram uma festa Julina para as crianças e também a reforma do parquinho infantil. “A ação social realizada pela Copasul foi de grande importância para as crianças e adolescentes acolhidos. Eles se divertiram muito, se sentiram realizados tanto com a festa Julina como com a reforma do parquinho. Muitas vezes as empresas deixam de realizar alguns trabalhos ou atividades no Espaço Vida por ser um órgão da prefeitura, mas tudo que é realizado com amor e carinho as crianças sentem e se sentem valorizadas. As crianças e os adolescentes se envolveram desde a preparação do evento. Quando uma criança ou um adolescente chega na unidade eles se identificam uns com os outros e se tornam uma família, se unem na sua fragilidade para se tornarem mais fortes. E eles queriam uma festa onde todos pudessem confraternizar e essa festa realizada pela Copasul foi isso. Desde já agradeço a atenção e o carinho disponibilizado para as nossas crianças e adolescentes. E por poder ver cada sorriso estampado em seus rostos no dia da ação” disse a psicóloga e coordenadora da Unidade de Acolhimento, Kenia Letícia Barros Mendes.

  Os voluntários participantes também sentiram-se realizados por terem participado da ação. “Acompanhei todo o trabalho realizado nas duas semanas antecedentes da data da realização do evento, que foi definido uma festa Julina no projeto espaço e vida. Posso dizer que foi uma grande realização, e minha participação foi em dar todo o suporte necessário para a realização da festa, com a compra dos ingredientes necessário e também realizamos a reforma do parquinho, onde foi plantado a grama no espaço e também a reforma e pintura dos brinquedos. Notei que as crianças ficaram satisfatoriamente agradecidas e comovemos elas e também os colaboradores que participaram na realização do evento. Quero agradecer o empenho de toda a equipe Copasul envolvida no trabalho e a equipe espaço e vida que contribuíram para a realização desse evento”, disse o colaborador da Unidade de Maracaju, Thiago Fagundes.

 

 Deodápolis

   Em Deodápolis a ação do Dia C contou com a arrecadação de alimentos e também o plantio de árvores. A ação teve início no centro da cidade e na Praça Adelaide Lima. AS cooperativas Sicredi e a Cergrand também foram parceiras na ação. Diversos colaboradores se reuniram por volta das 9hs da manhã de frente a Copasul de onde deram inicio a uma caminhada pelas avenidas centrais de Deodápolis. Vestidos com camisetas e acessórios referentes a ação, os mesmos convidavam a população para conhecer um pouco mais do projeto que teve sequencia na praça. No local, foram distribuídos diversos materiais referentes a campanha do dia “C”. Aos presentes ainda foi oferecido testes de glicemia e outros como o calculo do IMC (Índice de massa corpórea). Mais tarde, foi realizado um plantio de mudas no estádio municipal.