FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

5b76e3026cd00e57ef93dee06370eb833ada0ced35264

Variedade correta pode aumentar a produtividade da soja

05, Set de 2018
Voltar

Fonte: Fundação MS

  A escolha da variedade correta pode ser responsável por um aumento de até 20 sacas por hectare na cultura da soja. A afirmação é do pesquisador André Bezerra, que destaca a necessidade do sojicultor em obter informações com precisão e agilidade. Entre os itens que devem ser analisados, estão as condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura. Para chegar a tais informações, a Fundação MS conta com suas 14 unidades de pesquisa, distribuídas por todo o Mato Grosso do Sul.

  A Fundação MS realiza estudos que possibilitam a comparação de insumos agrícolas, variedades de soja e híbridos de milho com dados regionais dos últimos 10 anos. Essas informações podem ser acessadas pelo Portal do Associado, produzido pela equipe técnica da instituição para auxiliar produtores rurais, empresas agrícolas, consultores e estudantes. Nesta plataforma, também estão inseridas as palestras em formatos de vídeos e relatórios.

  No mês de julho, os resultados das colheitas da rede de validação de híbridos de milhos safrinha dos municípios de Naviraí, Maracaju e São Gabriel do Oeste já foram disponibilizados aos mantenedores, assistências técnicas conveniadas e associados da Fundação MS. "De forma rápida, já no início da colheita, com os primeiros resultados de pesquisa, os dados são apresentados em formas gráficas de fácil entendimento e servem como base para escolha de insumos da próxima safra", complementa Bezerra.

  O produtor de soja e mantenedor, Roberto Luiz Cottica, tem utilizado o sistema. "Estava definindo uma cultivar de soja para plantio em área de abertura. Fiquei em dúvida entre três cultivares: duas eu já conhecia e a outra não. Pelo Portal do Associado, pesquisei, filtrei por cultivares, por local e por ambiente e a cultivar que eu pretendia utilizar estava com 8 sacos por hectare a menos, na média. Facilitou minha decisão", relata.

  O pesquisador André Lourenção explica que os produtores rurais têm evoluído consideravelmente nos últimos anos. Ele alega que são claros os aumentos de produtividade em soja, milho e carne. "No centro de uma forte cadeia de valor, formada por empresas multinacionais e nacionais, revendas agrícolas e cooperativas, instituições financeiras, consultores, empresas públicas e privadas de pesquisa e universidades, os produtores sul-mato-grossenses têm sido referência em produtividade, adoção de tecnologias, plantio direto e integração lavoura-pecuária. Toda essa evolução está baseada em tecnologia e conhecimento", observa.

  Produtores mantenedores, grupos de compras, assistências técnicas conveniadas, cooperativas e revendas, também podem contar com a Fundação MS no planejamento de ações e compra de insumos com reuniões presenciais, utilizando toda a experiência de seu corpo técnico e a qualidade que marca o trabalho desta instituição construída, mantida e coordenada por produtores rurais.

  Para se tornar um mantenedor, ser uma assistência técnica conveniada ou um associado, basta entrar em contato com a Fundação MS e escolher o seu plano. O contato pode ser realizado por meio do endereço www.associadofms.com.br ou aida, obter outras informações por meio do telefone (67) 3454-2631.