FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Usina fotovoltaica da unidade Novo Horizonte do Sul já está operando

09, Abr de 2021
Voltar

Foi iniciada no dia 19 de março a operação da primeira Usina Fotovoltaica da Copasul. O complexo está instalado em uma área anexa ao silos Novo Horizonte do Sul e é composta por 1800 placas que captam energia solar. O empreendimento foi aprovado em 2019 e teve investimento de R$ 3 milhões de reais.

 

Com o início da operação, a usina já atende a demanda por energia da unidade silos de Novo Horizonte do Sul, fornecendo parte do que é consumido durante a operação da unidade. Conforme o gerente de Novos Negócios da Copasul, Egídio Tsuji, a geração anual prevista é de 914.212 kWh, o que seria suficiente para abastecer 500 residências por um ano, considerando o consumo médio de uma residência brasileira.

 

Como o sol é a fonte desta energia limpa, o complexo depende de condições climáticas favoráveis e, por isso, a unidade continua com parte da demanda atendida pela concessionária. No entanto, toda a geração própria abate o consumo mensal e gera economia para a unidade. Além disso, a operação do silos se torna mais sustentável, já que a energia solar é limpa e renovável sem causar impacto ambiental.

 

No projeto de expansão destas atividades, a Copasul já iniciou as tratativas para construção de uma estrutura semelhante na Unidade Amandina, distrito de Ivinhema. Naquele local, serão 1700 placas, com previsão de geração anual superior a um milhão de kWh e investimento em torno de R$ 2,7 milhões.