FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_0651_2

Trabalhos de conscientização auxiliam na destinação correta de embalagens de agrotóxicos em Naviraí

11, Jan de 2017
Voltar

  O dia 11 de janeiro é o dia do controle da poluição por agrotóxico. A data visa à conscientização e reflexão quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado e os problemas relacionados ao descarte incorreto de embalagens vazias desses produtos.

  O Brasil é líder mundial na devolução de embalagens de defensivos vazias. Em Naviraí esse trabalho de conscientização é realizado há anos com a atuação da ARANAV (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí), e com o apoio da Copasul. A ARANAV, através do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), realiza um trabalho de conscientização, recolhimento e, principalmente de destinação correta para embalagens vazias de agrotóxicos. A Associação gerencia a Central de Recebimento de Embalagens Vazias e em 13 anos já recolheu mais de 2 mil toneladas de embalagens vazias em Naviraí. Somente em 2016 foram recebidas e destinadas de forma correta 374 toneladas de embalagens.

   Segundo a Lei Federal nº 9974/00, as embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas corretamente. Segundo dados do Inpev, são recolhidas cerca de 94% do total de embalagens descartadas no país. Isso destacou a atuação do Brasil durante a Conferência do Clima (COP22) 2016, onde a destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil foi citada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como exemplo de prática sustentável a ser seguida por outros países. Baseado no conceito de responsabilidades compartilhadas, o Sistema mobiliza todos os elos da cadeia agrícola (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para encaminhar o material para o destino ambientalmente correto. O engajamento desses agentes coloca o país como referência mundial na logística reversa das embalagens pós-consumo de defensivos. A destinação correta contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e possibilita a economia de produto resultante da lavagem das embalagens. Além disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas e transformadas em 17 itens, como recipallet, suporte para sinalização rodoviária, caixa para descarga, caçamba plástica,caixa de bateria automativa, embalagem para óleo lubrificante, tubo para esgoto, etc.

  “No passado, as embalagens tinham uma destinação muito incorreta. Eram queimadas, enterradas, ou até mesmo jogadas em rios. Mas com o trabalho de Associações como a Aranav e da atuação de Cooperativas como a Copasul, é perceptível um aumento na devolução das embalagens, demonstrando a conscientização dos agricultores.” disse Wanderson França, responsável técnico da Aranav.

Dia Nacioanal do Campo Limpo

  Entre as ações de conscientização promovidas pela Aranav, está o Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto), em parceria com o Inpev. Essa é uma ação de conscientização ambiental que envolve a secretaria municipal de educação, escolas estaduais e municipais. Neste dia, a Central deixa de receber as embalagens e os visitantes têm a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos. Os alunos também a oportunidade de participar de concursos de desenho e redação, onde são premiados os melhores do município. Nesse dia, passam pela Central, mais de 500 alunos.