FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

beisebol_01_editoria_resp_social

"Tacadas" de oportunidades

05, Set de 2016
Voltar

Esporte e cooperação integram projeto da Copasul que já atendeu mais de 200 meninos em Naviraí

 

Por Glarin Bif

   Várias histórias mostram que o esporte é um grande agente transformador na vida de uma pessoa. E quando o esporte e a cooperação andam juntos, o resultado é a formação de um cidadão mais completo e atuante. Quando o jovem Alessandro dos Santos Silva, pisou num campo de beisebol, nem sabia o que era ou como funcionava esse jogo. O tempo foi passando e esse mesmo jogo o auxiliou na vida, na educação e no início de uma carreira profissional. O “Polaco”, como é conhecido, atualmente tem 18 anos e depois de atuar na Cooperativa Copasul através do Programa Jovem Aprendiz, passou a integrar o quadro efetivo de colaboradores. O caminho até uma oportunidade profissional surgiu a partir do beisebol. “Fui levado ao projeto por um amigo e acabei gostando do beisebol. Fiquei no projeto dos 12 aos 15 anos, participando dos treinos semanais. Foi uma experiência diferente e muito boa. Fui aprendendo a jogar e gostando muito. Através do esporte, aprendi a ter mais respeito e principalmente responsabilidade e compromisso. Agora estou tendo uma oportunidade muito importante na Copasul”. 

 O Jovem Alessandro agora faz parte do quadro efetivo de colaboradores

   Assim como a história de Alessandro, através desse esporte muitos meninos têm se destacado e encontrado uma oportunidade única em Naviraí. O canal que levou eles a conhecerem o esporte é o Projeto Beisebol para a Vida, que surgiu em 2005 de uma iniciativa da Anibran (Associação Nipo-Brasileira de Naviraí) com o apoio já inicial da Copasul. Nesses anos, outras empresas e instituições acreditaram nessa iniciativa, como Fertion, Fundesporte e Prefeitura Municipal de Naviraí. Atualmente, o projeto é mantido com o apoio da Copasul, Anibran e patrocínio da Bayer.

  O Projeto oferece treinamentos de beisebol gratuitos para meninos a partir de 08 anos. Além dos fundamentos do Beisebol são passadas lições de disciplina, trabalho em equipe, liderança, motivação, comprometimento, iniciativa e garra. Estima-se que em 10 anos mais de 200 meninos tenham participado desse projeto. Atualmente, está em formação a categoria de base Pré- infantil (8 a 10 anos), com cerca de 25 crianças. Apesar de não ser tão difundido no Brasil, o Beisebol é um dos esportes mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos, no Japão e em Cuba e é considerado um esporte completo, que exige força, reflexos, agilidade, velocidade e, principalmente, disciplina.

Esporte e Oportunidade educacional

  Ao longo dos anos, o projeto vem passando por reformulações. No início o foco era atender crianças carentes, muitas, vieram através do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que hoje não existe mais. “Nosso foco principal era ajudar as crianças carentes, tirar meninos das ruas. Ao mesmo tempo, queríamos difundir o esporte no município”, disse Izaura Kamitani, que desde o início é voluntária no projeto. Atualmente, há um convênio com a Escola Municipal José Martins Flores, cujo os alunos participam dos treinamentos de beisebol nos campos da Associação Nipo-Brasileira de Naviraí. Os alunos ficam no projeto até o ensino fundamental. No ensino médio, alguns tem a oportunidade de cursarem ensino técnico através de bolsa de estudos e paralelamente a isso, os que saíram do projeto podem ingressar na Copasul, através do Programa Jovem Aprendiz.

  “Tudo que vem de encontro para nossos alunos, nos interessa muito. A Copasul tem um conceito muito bom na comunidade, portanto, sabíamos que um projeto de iniciativa da Cooperativa seria muito valoroso. Estando no esporte ele está ocupando seu tempo ocioso, e ficando longe de perigos. Os alunos do projeto melhoram na disciplina, no respeito e no desempenho escolar. É uma via de mão dupla. Nós fornecemos os alunos e ele passa a ficar mais comprometido com os estudos, mais responsável. Isso influencia a serem cidadãos melhores, na sociedade e no mercado de trabalho”, disse a Diretora da Escola, José Martins Flores, Sandra Maria Moretto Siqueira.

  Dentro de casa, a mudança também é muito bem-vinda. “Hoje em dia é muito difícil criar um filho. Por isso é tão importante um projeto que traz disciplina para as crianças e formação de caráter. Eu acompanho sempre os treinos e vejo como eles foram mudando ao longo do tempo. O comportamento melhorou, ele começou a ter mais responsabilidade e companheirismo. Sonha ser jogador profissional. Esse projeto é e ainda vai ser muito importante para o futuro dele e dos amigos”, disse Perla Villa Nueva, mãe de Mateus, de 10 anos, que há cerca de 2 anos participa do projeto. 

  “A Copasul apoia projetos como esse porque acredita que o esporte tem grande importância na formação de caráter das crianças, pois além dos hábitos saudáveis, o exercício físico, consegue transmitir de forma prazerosa e divertida, conceitos como trabalho em equipe, liderança, e resiliência”, disse o superintende da Copasul, Gervásio Kamitani.

A família do pequeno Mateus acompanha de perto as aulas de beisebol

Voluntariado

   O Beisebol para a Vida tem em sua essência o voluntariado. Muitos dos apoiadores e treinadores fazem isso sem cobrar nada em troca, como Adroaldo Taguti, Gerente da Divisão Industrial e de Novos Negócios da Copasul e um dos idealizadores do projeto. No esporte ele encontra um hobby pessoal e a satisfação de ver a transformação na vida desses garotos. “Iniciei no esporte acompanhando meu filho nos treinamentos e hoje, sinto um grande prazer em desenvolver esse projeto com as crianças. Quando conseguimos unir a satisfação pessoal com um Projeto Social, todas as dificuldades se tornam irrelevantes. Eu sou um felizardo pois estou sinceramente muito comprometido com o Projeto e mesmo com a correria do dia a dia e os compromissos com minha família, me sinto motivado para continuar participando do Projeto. É importante ressaltar que a Copasul sempre compreendeu e apoiou a ideia e tem sido a grande viabilizadora do Projeto. Sem o apoio da Cooperativa e seus fornecedores, esse projeto não seria sustentável. Como colaborador há mais de 20 anos, me sinto orgulhoso de trabalhar numa Cooperativa que tem essa visão de responsabilidade social. Gosto muito da expressão: “Na vida como no esporte”, que mostra a riqueza de experiências e lições de vida que o esporte proporciona. Quando estamos perdendo um jogo e conseguimos “virar” e conquistar a vitória, é uma lição que passamos muitas vezes em nossas vidas. Da mesma forma, quando estamos ganhando uma partida e nos acomodamos e sofremos uma derrota de virada, é outra lição para nós. Por isso acredito que o esporte tem uma grande importância na formação do caráter dessas crianças. Enfim, torço muito pelo futuro delas, pois sabemos que o mundo de hoje tem uma grande oferta de caminhos “errados”, mas acredito que através do Projeto e com o apoio da escola e dos pais, conseguiremos encaminhar nossas crianças para o bem”, completou.

  Em 2016 o projeto passa a ter mais um incentivo com a vinda do voluntário japonês Takeru Nemoto que reforçará o time de treinadores a partir setembro. Takeru é formado em Educação Física e vai atuar por dois anos, através de um programa de voluntários desenvolvido pela JICA (Japan International Cooperation Agency), que é uma entidade mantida pelo Governo Japonês, com o objetivo de prestar apoio à colônia japonesa no Brasil. A expectativa é que o voluntário traga grandes novidades para os treinamentos e na forma de motivar e disciplinar as crianças para que o projeto continue a transformar vidas.

O projeto beisebol para a vida já atendeu mais de 200 garotos em Naviraí.

 

http://copasul.coop.br/noticias/tacadas-de-oportunidades/601