FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

21272188_1469990786411710_8159703648011834598_n

Simpósio da Soja reúne mais de 400 participantes em Naviraí

02, Set de 2017
Voltar

  Tendências de mercado, tratos do manejo da cultura da soja, clima e perspectivas do agronegócio brasileiro estiveram entre os temas do 15º Simpósio da Cultura da Soja, realizado no último dia 30 de agosto na Câmara Municipal de Naviraí. O evento que tradicionalmente atrai produtores rurais, técnicos e estudantes da região esse ano reuniu mais de 400 pessoas.

  Estiveram presentes a Diretoria da Cooperativa, representantes da Embrapa Agropecuária Oeste, também realizadora do evento, além de autoridades, como o Prefeito Municipal, Izauri de Macedo, vereadores, representeantes de Instituições Financeiras e parceiros comerciais da Copasul.

  “É um evento já tradicional na região com o objetivo de difundir novas tecnologias aos nossos produtores, técnicos e estudantes. E podemos dizer que o evento superou nossas expectativas, com mais de 400 pessoas presentes. Esse ano trouxemos temas como clima, palestras técnicas e encerrando tivemos o ex-Ministro e figura importante do Agronegócio, Roberto Rodrigues”, disse o Consultor Técnico do Departamento Agronômico da Copasul, Antonio José Meireles Flores, Tuca.

  Entre as palestras realizadas, estavam a Eficiência agrícola e climática na agricultura, com Paulo César Sentelhas – ESALQ/USP; Previsões climáticas safra 2017/2018, com Alexandre Nascimento, da Rural Clima; Viabilidade econômica da cultura da soja em Mato Grosso do Sul, com Alceu Richetti, da EMBRAPA; Fisiologia da produção da soja para altas produtividades, com Marcos Iamamoto, da MCI – Assessoria e Perspectivas do agronegócio brasileiro, com Roberto Rodrigues.

  “Pra nós é uma grande satisfação estar nesse evento, do qual somos parceiros desde a primeira edição. Esse é um momento em que podemos reforçar as parceiras, trazer tecnologias e buscar demandas da região”, disse Harley Nonato de Oliveira, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste.

  Para os produtores, é um momento de aprendizado. “Sou produtor de soja há 20 anos e é muito importante participarmos porque sempre aprendemos algo diferente. Nós, produtores, sempre temos que estar dispostos a aprender porque a tecnologia está avançando muito rápido, e temos que acompanhar esse desenvolvimento”, disse o cooperado Pedro Edgar de Moraes.

  Todos os anos o evento também atrai um número grande de estudantes, como os do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). “É o 5º ano que participo e sempre estamos trazendo mais alunos, esse ano viemos com mais de 70. É um evento de muita grandeza, com palestrantes excelentes e dessa forma nós agregamos valor, aprimoramos o conhecimento, fazemos com que o aluno tenha noção da realidade do agronegócio da região, e no próximo ano estaremos aqui novamente”, disse a professora Rienni de Paula Queiroz, do IFMS, campus Nova Andradina.

  “Em nome da Diretoria da Copasul agradecemos os participantes e também aos parceiros comerciais e colaboradores que se empenharam para a realização desse evento”, disse o Presidente da Copasul, Gervásio Kamitani. Lembrando, que Simpósio é uma realização da Copasul e Embrapa Agropecuária Oeste com apoio da Câmara Municipal, AEANAV (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Naviraí) e ARANAV (Associação de Revendedores de Agrotóxicos e Naviraí), além do patrocínio da Bayer, Basf, Yara, Dupont, Adama, Agroeste, Coodetec, Dow Agroscience , Enjoy Energy, Fertion, FMC, Helm, Inquima, Jotabasso Sementes, Kws, Limagrain , Monsanto, Matsuda, Morgan, Mosaic, Nufarm, OuroFino, Primor Agrícola, 3Tentos, Roos, Sicredi, Syngenta, Stoller, TimacAgro e UPL.

Responsabilidade Social

  Esse ano a organização do Simpósio pediu como forma de inscrição, 1kg de alimento não perecível, que vão ser encaminhados para famílias carentes do município.