FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

40432251_1876767955733989_824848293103140864_n

Simpósio da Soja leva conhecimento para mais de 430 pessoas em Naviraí

30, Ago de 2018
Voltar

   Mais um Simpósio da Soja foi realizado no dia 29 de agosto em Naviraí. Na 16ª edição do evento o público compareceu em grande número para prestigiar palestras técnicas, previsões climáticas, mercado de grãos e sobre o Cenário Político e Econômico, com o renomado jornalista, William Waack.

  Na abertura, o Presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, enalteceu a importância do evento para a região. "O Simpósio vem crescendo a cada ano, e é uma forma de integrar a comunidade produtora, acadêmica e pesquisadora. O conhecimento é cada vez mais necessário para conseguirmos alcançar melhores resultados produtivos no campo", completou.

  Na programação foram realizadas palestras sobre "Caminhos para soja de alta produtividade", com o Eng. Agrônomo Henry Sako; "Previsões Climáticas para a safra 2018/2019", com o Agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima; " Sistemas sustentáveis de produção de soja no Brasil e mitigadores de gases efeito estufa", com João Carlos de Moraes Sá; "Soja tolerante a percevejos sugadores de semente: Uma nova ferramenta para agricultores no manejo integrado de pragas", com Clara Beatriz Hoffmann Campo, da Embrapa Soja e "Agronegócio, Cenário Econômico e Político: Onde estamos e para onde vamos?, com  William Waack, palestra muito aguardada pelo público.

  "Essa crise pela qual estamos passando não é simplesmente fruto da corrupção, sem dúvida é uma crise que vem de anos e nos levou a uma situação muito perigosa do ponto de vista das finanças públicas e isso exige a dedicação dos políticos, nos quais a sociedade brasileira hoje pouco confia. Essa crise, que se constituiu ao longo de muitos anos e se depara com um ambiente político com pessoas muito desesperançadas e com políticos que fazem promessas sem explicar muito bem como cumprir. Diante de tudo isso o meu recado é: política é a saída para todos nós", disse Waack, que em sua palestra ressaltou a importância da análise minuciosa dos candidatos e da necessidade de pessoas sérias na política.

  Mais de 430 pessoas estiveram presentes, entre técnicos, estudantes, professores e produtores, como Luciano Pompilho Brescansin, de Anaurilândia, "Foi um evento muito bom, que me agregou muito enquanto produtor, trouxe muitas informações dentro do Sistema produtivo. E essa última palestra foi muito importante, para nos dar um Norte, uma direção".

  Estudantes de pelo menos 4 Instituições de Ensino estiveram presentes. "É um evento de suma importância para a nossa região, porque temos poucos incentivos nesse sentido, de um dia com debates e palestras. Isso promove uma interação, tanto com produtores, empresários e principalmente alunos que querem se informar sobre parte técnica e mercado de trabalho, no próximo ano com certeza estaremos aqui", disse Weverson, Instituto Federal Campus Nova Andradina, curso agronomia.