FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_1915

Selo ambiental é entregue à Fiação Copasul

14, Set de 2017
Voltar

   Na última quarta-feira, 13 de setembro, foi realizada a entrega oficial do Selo Azul para a Fiação Copasul. O Selo é uma certificação concedida pelo Programa Senai de Ecoeficiência para empresas com ações e diretrizes comprovadas no âmbito ambiental.

  A Fiação é certificada desde 2015, quando recebeu o selo laranja e desde então, passou por novos processos de auditoria e avançou para o Selo Azul, 2º melhor selo atrás apenas do Verde. Na oportunidade, os representantes e técnicos do Senai visitaram a indústria e alinharam novas metas para o processo de recertificação que foi pré-agendado para dezembro deste ano.

  Na entrega estiveram presentes do Senai Empresa, o Gerente, Rodolpho Caesar Mangialardo, a Analista Técnica de Relações com o Mercado, Tabatha Bensiman Ciampi, o Gerente Integrado SESI SENAI Naviraí, Rodrigo Bastos de Melo, a Engenheira Ambiental,Liliane Candida Corrêa e da Copasul, o Presidente Gervásio Kamitani, o Gerente da Fiação, João Câncio, o Engenheiro Ambiental, Diogo Mussi e os colaboradores da Unidade.

  Para conseguir o Selo, a indústria passa por um processo intenso de auditoria. “O Programa SENAI de ecoeficiência tem vários procedimentos e critérios que avaliamos dentro da indústria, pra saber como ela está se comportando na questão ambiental. Ao todo são 35 indicadores gerenciais e operacionais em relação ao Sistema de Gestão Ambiental. Nosso foco é de melhoria contínua, então todos os anos é feita uma revisão dessa certificação para também lançarmos novos desafios para a indústria. É a segunda vez que nós fizemos essa avaliação aqui e a empresa apresentou um progresso quanto à essas questões, principalmente na questão de destinação de resíduos, na política ambiental que foi estabelecida, treinamentos ambientais, etc. Eu fico feliz quando eu vejo uma política ambiental estabelecida e o envolvimento não apenas da Diretoria, mas dos colaboradores também, como é o caso da fiação”, disse Liliane.

  O Selo também concede um aumento no percentual do incentivo fiscal concedido à indústria. “É um prazer para nós do Senai Empresa vermos como nosso objetivo está sendo atingido, numa conquista do próprio empresariado. É perceptível o brilho nos olhos dos colaboradores envolvidos nisso, isso é muito gratificante para nós. Lembrando que nem todas as indústrias certificadas mantiveram o Selo, e aqui tivemos uma evolução, do laranja para o azul. Agradeço a parceria e parabenizo a equipe que tem trabalhado nisso”, disse Rodolpho Caesar Mangialardo, Gerente do Senai Empresa.

  “Para a Copasul o Selo é um incentivo muito grande. Através de ações e de uma política ambiental estabelecida na Fiação, estamos conseguindo difundir práticas sustentáveis dentro da indústria, e temos visto que isso tem sido expandido não apenas dentro daqui, mas também para o dia a dia dos nossos colaboradores”, disse Gervásio Kamitani.

Sobre o Programa

   Os selos ambientais do Senai servem para classificar a eficiência ambiental das indústrias de acordo com os parâmetros do Decreto Estadual nº 13.606, de 25 de abril de 2013. O programa é desenvolvido em sete etapas, entre elas a adesão da empresa, avaliação ambiental, definição de metas e processo de auditoria, até a emissão do selo. Por meio da pontuação de desempenho ambiental, o PSE  concede 5 selos ambientais sendo em ordem crescente branco, marrom, laranja, azul e verde.