FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

whatsapp_image_2019_01_07_at_14_23_08_1

Reportagem Especial - Revista Copasul: Lean

07, Jan de 2019
Voltar

Lean: Uma rotina sem desperdícios é sinônimo de bons resultados

Confira a matéria na última edição da revista Copasul clicando AQUI

  Todos os dias nos deparamos com problemas a serem solucionados. Sejam conflitos familiares, dilemas pessoais ou no trabalho. Dentro do ambiente profissional, a Copasul passou a adotar em 2015 a filosofia Lean, que trabalha com foco em eliminar desperdícios e desenvolver as pessoas através da solução de problemas, mais conhecido como “pensamento enxuto”. O trabalho inclui uma análise profunda e minuciosa em coisas que passam despercebidas no dia a dia, e o resultado já começou a ser notado.

  Até maio de 2017, por exemplo, para realizar uma atividade de formação de lote na fiação eram gastos 32 minutos com 4 pessoas envolvidas, com o auxílio do Lean, a atividade passou a levar 15 minutos por lote, com três pessoas na equipe. A melhoria trouxe ainda outra vantagem, pois na época a produção da fiação era 800 toneladas por mês, porém com a ampliação para 1.000 teriam que ser montados mais dois turnos para atender a demanda. No entanto, com essas melhorias, foi possível aumentar a produção mantendo os turnos. E os colaboradores que ficaram ociosos na formação de lotes puderam ser remanejados para outros setores.

  A filosofia Lean nasceu no Japão entre 1948 e 1975, desenvolvido pela Toyota, também conhecido como Sistema Toyota de Produção - STP que foi criado pelas práticas de Taiichi Ohno. Lean ou Sistema Toyota de Produção, são práticas que ensinam as pessoas a identifi carem e eliminarem desperdícios nas atividades por meio de melhorias. A Toyota mesmo em pós-guerra, conseguiu disputar com o mercado internacional e ser referência no mundo com um sistema de produção focado em melhorar e facilitar a atividade dos colaboradores. “Entre 2015 e 2016 fi zemos um treinamento de Lean & Six Sigma, onde tivemos um primeiro contato com algumas ferramentas Lean e depois em 2016 visitamos duas empresas que já aplicavam Lean, a IOV e Parker, onde pudemos entender o Lean na prática e vimos viabilidade desse pensamento para Copasul. Em 2017 iniciamos o que chamamos de jornada Lean, com aplicação de alguns mapas de fluxo de valor e eliminação de alguns desperdícios.

 

  A Fiação e a Fecularia já apresentam resultados positivos”, explicou Egídio Renostro Tsuji, que é Engenheiro de Produção e Responsável pelo Lean na Cooperativa, juntamente com a Coordenadora de RH, Elen Demarchi Mazzo. Recentemente, o processo também passou a ser aplicado com alguns cooperados. Mas a grande ação que o Lean traz é o desenvolvimento das pessoas através da visão de desperdícios, do aprender a enxergar, e do aumento de habilidades das pessoas em resolver problemas. Para os colaboradores que fizeram parte do processo de melhoria na fiação, a mudança foi vista positivamente.

  A Unidade Fecularia também passou a aplicar o pensamento Lean e conseguiu promover a conscientização do colaborador para evitar o desperdício dentro da fábrica. “Conseguimos reduzir para zero as perdas de amido na centrífuga e com isso quebramos o paradigma de que era impossível reduzir as perdas”, disse Daniele Ribeiro, Supervisora de Qualidade. Todos os colaboradores estiveram integrados nesse trabalho. “Pensar o Lean envolveu todos os colaboradores. Foi criada essa percepção e o hábito de se evitar perdas”, disse Willian Wilson Luziani, da manutenção.

  Para a Copasul, o Lean é um pensamento que deve ser incorporado na rotina do colaborador . “A filosofia Lean é estratégica para o aumento da competitividade da Copasul. O Lean trouxe uma visão que ajuda muito a definir nossas ações sobre a redução de custos, melhorias dos processos e sobre o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estamos apenas no início dessa jornada, mas já percebemos que se não fosse o Lean, os resultados que estamos obtendo nas nossas unidades, sem dúvida não seriam os mesmos. Mas o mais importante é que estamos num intenso trabalho de desenvolvimento das pessoas, criando oportunidades para que os colaboradores da Cooperativa assimilem os conceitos e utilizem a filosofia para melhorarem suas rotinas de trabalho. Um dos pensamentos do Lean é o de formar pessoas antes de fabricar produtos”, explicou o Diretor Executivo de Operações, Adroaldo Yoshimitsu Taguti.