FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

inpev

Recebimento itinerante totaliza 15 t de embalagens vazias em Amandina

16, Abr de 2021
Voltar

Localizada no distrito de Amandina, em Ivinhema, a Unidade Silos Amandina recebeu na quinta-feira, dia 15, uma ação de Recebimento Itinerante de embalagens vazias de agroquímicos, atendendo 74 cooperados que entregaram ao todo mais de 15 toneladas de embalagens.

 

O evento foi organizado pela gerência da Unidade Copasul em Nova Andradina com o apoio da central de recebimento de Naviraí do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, o INPEV, antiga Aranav, para onde o material vai ser encaminhado.

 

A devolução de embalagens vazias é um dever dos produtores rurais e deve ser incentivada pelas revendas e a Copasul tem se destacado pelas iniciativas de realizar o recebimento itinerante em vários municípios. Desta vez, a demanda da região fez surgir a necessidade de uma ação em Amandina, e o crescimento de área plantada com milho e soja nos municípios de Nova Andradina e Ivinhema foi destacado pelos organizadores e produtores que estiveram no local.

 

O gerente da Unidade Nova Andradina, Alberto Henrique Vivian, explicou que a ação é feita com o intuito de atender o cooperado e demonstrar o quanto a região tem se destacado como produtora de grãos.

 

“Esta é mais uma ação da cooperativa visando atender o associado da melhor maneira, reforçando que é uma região com potencial de crescimento na produção agropecuária e a importância de ter um posto de recebimento na região”, disse, lembrando que o agendamento foi feito somente para cooperados que podiam trazer, no máximo, 8 big-bags por produtor.

 

O cooperado Ivanildo Pavan aprovou a iniciativa. “A gente precisa de alguma ação assim mais perto. Isso facilita tanto na estocagem quanto na distância. Tendo um lugar mais perto, facilita pra gente”, disse o cooperado, que se deslocou 15 km até Amandina, mas que teria de fazer uma viagem 10 vezes maior para levar até à central de Naviraí.

 

O gestor da central do Inpev em Naviraí, Wanderson Carlos França destacou a iniciativa da Copasul e explicou para que serve ações como a que ocorreu em Amandina. “É muito importante esta ação. Aqui é uma região que está crescendo muito e isso aumenta o uso de agroquímicos gera muito resíduo e a Copasul mais uma vez sai na frente tomando a iniciativa”. Responsável pela central de Naviraí, antiga Aranav, Wanderson destaca que o recebimento itinerante é destinado ao pequeno produtor que às vezes não tem condições de levar até na central, pelas distâncias e ações como a que a Copasul fez em Amandina, são muito importantes, uma ação do meio ambiente.

 

Em Naviraí, a central existe desde 2004 quando tinha expectativa de receber 70 toneladas, mas hoje recebe acima de 500 toneladas. A instalação da Aranav foi fomentada pela Copasul.

 

Maisson Cassuti, secretário de agricultura de Ivinhema, destacou o evento como positivo. “Não é bom para o produtor não devolver as embalagens. A Copasul está de parabéns pela ação em contribuir com esta demanda da nossa região”, resumiu.

 

Fiscal da Iagro, Libano Jorge Chedid também elogiou a ação e explicou que o recebimento de embalagens evita que o produtor esteja em desacordo com as regras. “Ao facilitar estes procedimentos, a cooperativa contribui para o cumprimento da lei por parte dos cooperados. Este tipo de atividade nos ajuda muito, o produtor às vezes demora para devolver e uma ação como esta ajuda muito, ou seja, é um auxílio para a devolução e para a fiscalização também”, disse, destacando ainda: “imagina quanto que estaria sendo recebido aqui se tivéssemos uma central e fosse para todos os produtores da região”.

 

O presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, falou da importância da conscientização para o produtor e da necessidade de um entreposto de recebimento de embalagens na região. “Gostaria de frisar a importância de um momento como este no sentido de conscientizar o produtor em saber que tem que devolver a embalagem corretamente. Uma região promissora, soja e milho principalmente, na nossa unidade teve recorde de recebimento este ano. Sabemos que a embalagem tem que ter destinação correta e o produtor está empenhado, compareceu. Este movimento que o próprio Inpev está vendo nesta região pode ser para pensar em instalar uma central do mesmo jeito que a gente tem em Naviraí”, disse.

 

O Presidente Executivo da Copasul, Adroaldo Taguti destacou o sucesso do evento e agradeceu todos os envolvidos na ação. “Havia uma demanda muito forte dos nossos associados que se refletiu na quantidade entregue. Gostaria de agradecer a todos que participaram. É importante acompanharmos o crescimento que está ocorrendo na região, pois estamos implantando uma nova unidade em Batayporã e temos planos ainda maiores”, finalizou Taguti.