FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

40530076_1878903778853740_3831445444639064064_n

Projeto leva alunos para conhecer irrigação

01, Set de 2018
Voltar

   No  dia 31 de agosto os alunos do 4º e 5º da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Sotana Aquino, de Naviraí tiveram uma manhã especial. Dando continuidade ao projeto "Seja no campo ou na cidade - Conta gota para economizar, conta gota para preservar", desenvolvido na escola, eles puderam conhecer bem de pertinho um pivô de irrigação e aprenderam mais sobre como a agricultura pode ser sustentável. O cooperado e Vice-presidente da Copasul, Nelson Antonini, acompanhado da esposa Vera e do filho Gian, receberam a turma na Fazenda Marialva. Também estiveram presentes a equipe da Irrigação da Cooperativa, que é revenda Oficial dos Pivôs Valley.

  Foi uma manhã de muito aprendizado e oportunidade para as turmas, que viram como a irrigação auxilia na diversificação e produção de alimentos, e também aprenderam sobre a importância da preservação de rios, matas e do meio ambiente. "Eles, que serão os adultos do futuro, precisam saber que a agricultura pode ser sustentável. Que podemos aliar alta produção com preservação ambiental. Tudo pode caminhar junto", comentou Gian.

  A idealizadora do projeto, a professora Eliana Pires, explica a importância dessa visita para as crianças "É preciso mostrar para os alunos a importância da preservação da água não só na cidade, mas no campo. Essa parceria com a Copasul, e hoje aqui na Fazenda Marialva, permite aos alunos saber informações úteis,  do produtor do campo, mostrando como ele pode produzir e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo. Eles ficaram encantados, por tudo que a natureza nos proporciona e as técnicas utilizadas para a irrigação aqui. Só podemos agradecer por todos que propiciaram esse dia". Para o produtor Nelson Antonini, essa é uma oportunidade de mostrar para as crianças como o papel do agricultor é essencial. "É muito importante receber essas crianças aqui, porque conseguimos mostrar a relevância a agricultura na vida deles. Tenho certeza que dessa turma vão sair muitos profissionais, mas todos vão precisar de um agricultor produzindo o alimento. E quanto mais cedo conseguirmos passar isso e como o meio ambiente deve ser preservado, melhor". "É um prazer pra gente receber essas crianças, porque muitos não tem esse contato com a natureza, com os produtos agrícolas, e isso marca eles para o resto da vida", disse Vera Antonini.

   Para os alunos, o momento foi de encantamento "Achei muito legal a visita e conheci mais sobre irrigação. Foi muito interessante e minha turma toda gostou muito", disse Julio Cezar de 09 anos. "Eu gostei muito de ver a irrigação, a mata, o rio. Aprendi muito e todos os meus colegas também", complementou a aluna Arieli, de 11 anos.