FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Projeto da Copasul é destaque em material de revista do agronegócio

24, Jun de 2021
Voltar

A Revista Globo Rural destacou na matéria intitulada “Novo modelo de gestão reduz perdas e otimiza trabalho de operadores em fazendas no MS” o trabalho realizado pelo departamento de Novos Negócios da Copasul que implementa o sistema lean buscando a melhoria de processos em propriedades rurais através do projeto Lean na Fazenda.

Conforme a matéria, com esta proposta de resolução de gargalos, o projeto apresentou redução de 34% nas perdas da colheita de soja, conduzindo tratativas simples de manejo no dia a dia do campo. As práticas vão desde a organização e limpeza dos locais de trabalho até formas mais eficientes de planejar, executar e resolver problemas no campo.

O coordenador de Novos Negócios da Copasul, Egídio Renostro Tsuji, destacou a adoção da gestão lean como responsável pela redução das perdas na colheita em 0,79 saca de soja por hectare o que representa uma diminuição de mais de 34% com relação à média de perda da região, que na última safra foi de 1,2 sacas por hectare. O resultado, ainda é 21% menor do que a perda “mínima aceitável” pela Embrapa, que é de uma saca por hectare.

Márcio Carneiro, gerente agrícola da fazenda Vaca Branca, conta que conseguiu reduzir as perdas na colheita praticamente pela metade do mínimo aceitável pela Embrapa, ou seja, 0,58 saca por hectare e isso representa ganhos de milhares de reais no contexto da produção. O gerente explica que a mudança de postura do comando da fazenda Vaca Branca buscou entender onde eram os gargalos e principais problemas na produção e trabalhar em cima deles.

O projeto Lean na Fazenda é uma proposta de melhoria das práticas na propriedade como um todo e preza pelo desenvolvimento das pessoas.