FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

guido

Programa Construindo Solos da Copasul é apresentado no Farm&Beer 2021

11, Nov de 2021
Voltar

O programa Construindo Solos da Copasul foi apresentado durante a 3ª edição do Farm & Beer, em Itapetininga (SP), na quarta-feira (10). A palestra foi ministrada pelo gerente corporativo agronômico da Copasul, Anderson Guido.

 

Guido fez um breve relato da atuação do programa em 3 anos, apresentando os resultados significativos que o manejo do perfil alcançou no solo da região centro-sul de Mato Grosso do Sul. "Iniciamos lá atrás quando percebemos que estávamos estagnados no aumento da produtividade. Mas nos deparamos com uma grande dificuldade, o perfil de solo na nossa região tem muito alumínio, pouco fósforo, pouco cálcio, pouco magnésio. Daí surgiram os primeiros movimentos para o Construindo Solos", conta, destacando a participação de dois grandes nomes da pesquisa agrícola do Brasil que compõem o programa, Henry Sako e João Dantas.

 

O programa parte da análise de amostras do solo que definem grau de compactação e taxas de minerais presentes, e que norteiam ações físicas, químicas e até biológicas para a lavoura. Conforme destacou Guido, além de melhoria em produtividade, todas as áreas que recebem o Construindo Solos também ganham em estabilidade, sendo mais resistentes aos veranicos e secas ocorridas. "Em um dos casos, o produtor senhor Justino Trombini, aplicou o manejo recomendado e a lavoura dele passou por uma estiagem. Ao final, ele colheu mais de 50 sacas, e o vizinho, um talhão ao lado, colheu 10. Uma amostra de que o Construindo Solos tem potencial se aplicado de acordo com a característica de cada região", explica.

 

Ao longo de 3 anos, o departamento Agronômico da Copasul acompanhou 25 talhões e pode perceber que a soja saltou de uma média de 54 para 72 sacas por hectare, contando com dois anos de faltas de chuvas. No milho, a média saltou de 82 para 108 sacas. "Nossa região tem uma média mais baixa de sacas por hectare, mas temos visto uma evolução importante nos talhões analisados. Temos mais de 112 mil hectares com coletas até 1 metro. Um banco de dados importante. Sem dados não conseguimos fazer nada", destacou.

 

O evento Farm&Beer de atualização técnica e networking é totalmente filantrópico e propõe arrecadação de fundos para o Hospital do Amor de Barretos, Santa Casa de Capão Bonito e para Casa de Apoio aos pacientes do Hospital do Câncer de Jaú (SP).

 

Com tema principal de "manejo para altas produtividades na agricultura", o evento teve a presença também do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, o professor doutor Marcos Fava Neves, o bicampeão do concurso de produtividade de soja do CESB, Maurício de Bortoli, o consultor Henry Sako, da DK Consultoria Agronômica e entre outros especialistas.