FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

palestra_cris_arcangeli_0241

Presidente executivo da Copasul recebe mais alta honraria do CRA-MS

12, Set de 2022
Voltar

No dia 9 de setembro, que marca a comemoração do Dia do Administrador, o presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, foi homenageado com a entrega da Comenda Administrador Emérito, mais importante honraria concedida pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul. A cerimônia ocorreu durante evento organizado pela entidade no Ondara Palace, em Campo Grande e fez parte das celebrações do Mês do Administrador em 2022. 

Esta foi a primeira vez que a comenda foi concedida a um dirigente cooperativista. “O cooperativismo é uma das molas propulsoras da economia e do desenvolvimento nacional, sobretudo nas regiões com vocação ao agronegócio, como é o caso do nosso Estado. Dessa forma, a escolha do administrador Taguti nos permitiu, ao mesmo tempo, dar destaque aos profissionais que atuam no interior, no agronegócio e no cooperativismo”, disse Rogério Elói Gomes Bezerra, presidente do CRA-MS, que ainda enfatizou a motivação para a escolha de Taguti. “A trajetória e a exitosa atuação profissional do administrador Taguti na condução de uma das maiores e mais importantes cooperativas do agronegócio sul-mato-grossense foi, sem dúvidas, um dos principais fatores no processo de sua escolha como homenageado pelo CRA-MS”. Bezerra ressaltou também que a trajetória de Taguti serve de orgulho aos colegas administradores e de inspiração para os jovens profissionais da área.

 

“Me sinto honrado pela homenagem, mas, acima de tudo, tenho a plena consciência de que é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipe Copasul . Recebi a homenagem como se fosse o capitão do time, ou seja, um representante da equipe. Esse foi o meu sincero sentimento diante desta premiação”, avaliou Taguti. “Agradeço à OCB-MS pela indicação de meu nome para essa homenagem, e repito que aceitei a indicação como uma oportunidade de divulgar o cooperativismo e a Copasul  em nosso Estado. Agradeço ao Conselho de Administração da Copasul pela confiança depositada em meu nome, para liderar esse processo de profissionalização da gestão da cooperativa”, completou.

 

TRAJETÓRIA

A carreira inspiradora de Taguti inicia no interior do Paraná. Técnico têxtil desde 1982 e formado em administração pela Universidade Estadual de Maringá-PR em 1993, Taguti chegou à Copasul em novembro de 1995 como gerente de produção da Fiação, a primeira indústria do segmento em todo Mato Grosso do Sul. Em 1998 veio a primeira promoção para o cargo de gerente de produção da Usina de Beneficiamento de Algodão e Fiação da cooperativa. Depois disso, de 2001 a 2018, atuou como gerente de operações, sendo alçado em 2018 ao cargo de diretor executivo de operações. Por último, desde março de 2021 é o presidente executivo da Copasul.

COMENDA ADMINISTRADOR EMÉRITO

A homenagem “Honra ao Mérito em Administração”, modalidade Contribuição Profissional, está regulamentada desde dezembro de 2014 pela Resolução Normativa do Conselho Federal de Administração (RN CFA) nº 456. 

De acordo com o CRA-MS, o intuito da comenda é homenagear pessoas que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento técnico-científico e social da Ciência da Administração. Para que um profissional seja aprovado como merecedor da homenagem, uma série de atributos é avaliada, como conduta, princípios, alcance de suas ações, valorização da profissão e o desempenho profissional e cultural. 

Entre os requisitos para receber a homenagem, o indicado deve ter contribuído para o aprimoramento das técnicas de Administração, para que as técnicas de Administração se projetem perante a sociedade como instrumento eficaz e ainda para a projeção da classe de Administrador e da dos demais registrados, “mediante atos efetivos reconhecidos pela sociedade”.