FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_2735

Palestrantes destacam alto interesse dos espectadores no Simpósio da Soja

27, Ago de 2019
Voltar

Os especialistas ainda ressaltaram o ‘jeito de ser’ da Copasul, que fomenta a busca pelo conhecimento

 

Assessoria Copasul

 

O 17° Simpósio da Soja Copasul se consolidou como um evento de grande porte que impactou em vários sentidos. Um deles, a atenção dos espectadores das palestras. O auditório, lotado por estudantes e acadêmicos de vários municípios de Mato Grosso do Sul, e por produtores e associados da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense, demostrou interesse acima da média em relação aos assuntos abordados e foi motivo de elogio dos próprios palestrantes que também destacam o ‘jeito de ser’ da Copasul.

 

A primeira palestrante do dia, Luciana Martins, da MPrado Consultoria, falou da impressão que teve com o Simpósio da Soja e de como ficou feliz com a atenção que a plateia deu à sua abordagem. “A Copasul conseguir reunir tantos produtores, tantos acadêmicos, pesquisadores é muito importante. Eu percebi que as pessoas estavam atentas, buscando o conhecimento, como que atentos à tecnologia e inovação que chega no campo. A Copasul, desde seu fundador, o senhor Sakae, sempre foi uma cooperativa que busca novos conhecimentos e novas tecnologias e este simpósio traduz isto”, disse Luciana, que trouxe uma palestra sobre a Gestão 4.0 nas propriedades rurais.

 

Gustavo Pazzeti, pesquisador da Universidade de Rio Verde (UniRV), falou sobre a expectativa superada com o evento e também ressaltou a vontade que o público demonstrou em aprender. “Várias gerações reunidas, produtores e estudantes, todos a fim de aprender algo que traga diferença para a produção. Os grandes palestrantes que aqui estiveram, que fazem belíssimos trabalhos, que fazem pesquisa séria e que dá resultado se aplicada corretamente. O belo trabalho da Copasul está em trazer estas informações para o produtor. Não existe nada mais importante que o conhecimento. Parabéns à Copasul, que vai ter um cooperado melhor informado, que vai utilizar melhor os insumos, as técnicas, ter maior produtividade, que melhora o ciclo de produção, gera mais emprego, melhor tudo para a região. É impactante”, disse.

 

Pesquisador da USP, o professor Fernando Dini Andreotte também ressaltou a organização que a Copasul promoveu, mas falou sobre como um evento deste porte contribui com a pesquisa. “Evento muito bem organizado pela Copasul, a gente vê pelo número de pessoas participando, pelo número de patrocinadores que apoiam a realização, e viemos para compartilhar um pouco do estudo que a USP desempenha que reflete na produção. E reunir os produtores para fazer esta conexão com a universidade é algo que a Copasul realiza muito bem e que nós do meio acadêmico não conseguimos fazer sozinhos, então é importantíssimo a cooperativa fazer este papel de catalizador”, disse.

 

O consultor mestre e premiado João de Sá Dantas, parceiro de longa data dos projetos da Copasul, palestrou pela primeira vez em um evento da cooperativa. ‘Se sentindo em casa’, Dantas falou sobre o solo da região e cativou o público com o domínio no assunto. “Foi uma experiência única, pelo número de pessoas e qualidade das palestras, com certeza vai agregar muito ao setor produtivo da região. Eu conheço bastante os solos da região, que o Construindo Solos, projeto que temos com a Copasul, acaba nos permitindo saber e trouxemos algo neste sentido para os produtores daqui. Fazer com que o produtor tenha uma produção sustentável está no DNA da cooperativa e a Copasul busca trazer conhecimento para isso. Quem quiser produzir mais e com sustentabilidade, precisa estar atento a este tipo de evento, este tipo de busca pelo conhecimento”, disse.

 

O Simpósio foi uma realização da Copasul com o apoio do Sistema OCB/MS e Tapioca Copasul. O patrocínio Diamante foi das marcas Yara, Bayer, Corteva/Dow e KWS, no patrocínio Ouro estiveram a Stoller, Nufarm, Adama, UPL e BASF, no patrocínio Prata, a Cropchem, Jotabasso, Agricom Seeds, Grupo Vittia, Biosoja, Inquima, Agrocete, Timac, Mosaic, Fertipar, Soesp e Super Bac.