FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

dsc_0755

Palestra sobre manejo de percevejo é realizada na Macaúba e em Anaurilândia

17, Fev de 2017
Voltar

   Produtores da região de Macaúba (Silos Copasul/Dourados), participaram ontem (16/02), da palestra com o pesquisador e professor Dr. Silvestre Bellettini. O professor falou sobre “Manejo do percevejo na soja e milho”, algo que tem afetado muitos produtores da região.

  “Mostramos ao produtor que não é só o inseticida, existem outros fatores que estão envolvidos no manejo da praga, como horário de aplicação e amostragem. Os produtores precisam ir no campo, usar pano de batida e fazer amostragem também. Hoje, nós estamos aplicando produto sem saber quantos tem e onde os percevejos estão, e querendo que o produto responda sozinho. Para amenizar o problema, precisamos de uma integração de fatores, horário de aplicação, equipamento, etc. Ontem também estivemos em Anaurilândia e foram dois dias excelentes, mostrando que o produtor pode fazer um manejo muito mais adequado sem gastar mais”, disse o professor.

   A palestra era muito aguardada pelos cooperados. “Eu não perderia essa palestra de jeito nenhum. Estava numa expectativa muito grande, pois o professor Bellettini é muito renomado nesta área, com um conhecimento de quase 40 anos. Nós, produtores, estamos errando e gastando muito e precisamos ouvir o que ele disse, temos que estar no campo, não importa a hora do dia e acompanhar bem o que está acontecendo dentro a lavoura. Os agricultores têm que participar mais desse tipo de palestra, porque os problemas causados pelo cima são inevitáveis, mas erros humanos, no plantio, no monitoramento de pragas e na colheita, podem ser evitados”, disse o cooperado Ayr Pedroso.

  “É uma temática interessante porque estamos colhendo soja e plantando milho e o percevejo é algo que tem incomodado bastante. A palestra foi muito boa e já pretendo utilizar algumas dicas dadas pelo professor”, disse o produtor Rogério Braga Caetano. Opinião semelhante teve o produtor Adilson Vicini, “Foi uma palestra muito boa, ele explica muito bem ao produtor e temos que ouvir uns “puxões de orelha”, sobre o que podemos fazer para melhorar a produção”, disse.

  A empresa parceira na palestra na Macaúba foi a FMC e a que foi realizada em Anaurilândia no dia 15 teve o patrocínio da Bayer.