FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_4701

No Dia da Árvore, Copasul e Sicredi plantam 95 mudas em Naviraí

21, Set de 2020
Voltar

Parceria firmada entre cooperativas visa embelezar a Avenida Amélia Fukuda com belos ipês roxos e amarelos

 

A Copasul e o Sicredi Naviraí realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 21 de setembro, o plantio de 95 mudas de ipê roxo e amarelo ao longo do canteiro da Avenida Amélia Fukuda, em Naviraí. A ação foi uma parceria firmada para resgatar, no Dia da Árvore, a importância do exemplo diante do discurso e contou com a presença do presidente da Copasul, Gervasio Kamitani, do gerente da agência Sicredi Naviraí, Wander Santos, e de representantes da Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí.

 

Em dias de pandemia, o plantio contou com poucas pessoas e com os cuidados relativos á biossegurança. Estiveram presentes alguns filhos de colaboradores do Sicredi, como forma de representar o ensinamento do cuidado ao meio ambiente para as próximas gerações.

 

“Esta é uma iniciativa muito importante porque traz um ensinamento do cuidado ao meio ambiente e da continuidade das coisas. Estas árvores ficarão por gerações, e servirão para lembrar do esforço que alguém fez em plantar”, disse Gervasio.

 

O gerente da unidade Sicredi ressaltou a parceria entre a Copasul e a cooperativa de crédito como um dos pontos fortes para Naviraí e a importância da ação no Dia da Árvore, como forma de conscientização. “Um município como Naviraí tem um privilégio de contar com cooperativas que incentivam as boas práticas. Queremos fomentar este sentimento de cuidado com a cidade e com o que a natureza tem de melhor”, disse. O Sicredi tem feito a doação de mudas aos cooperados na campanha que tem como lema ‘Plantar uma árvore hoje é garantir o amanhã’.

 

O gerente de Meio Ambiente, Astolfo Mendes, ressaltou que os cuidados com o plantio, como a colocação de hidrogel, representam uma atitude que vai além do ato em si. “Preocupar-se com que a muda pegue e se torne uma bela árvore envolve um cuidado que já vemos ocorrer no plantio, com a aplicação do hidrogel e adubo, por exemplo, isto é muito importante”, destacou.

 

Ao longo de quase 1800 metros, a partir do cruzamento com a rua Plutão até o final da avenida, foram feitos 95 buracos de 60 a 70 centímetros de profundidade e plantadas as mudas, com a colocação de adubo, hidrogel para melhor retenção de água e uma estaca para dar mais sustentação à planta.

 

As mudas foram doadas pelo Sicredi Naviraí ao viveiro da prefeitura que repassou mudas maiores para o plantio. Os buracos ao longo do canteiro foram feitos em parte pela equipe de Obras da Copasul e em parte por um maquinário contratado pela cooperativa. Além do plantio de mudas, o grupo recolheu lixo que foi suficiente para encher três sacos de 60 quilos. Entre os descartes, muitas garrafas de cerveja vazias e plásticos de embalagens diversas.