FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

MS confirma redução de 40% na quantidade de milho colhida

27, Set de 2021
Voltar

A safra de milho 2020/2021 está com a colheita praticamente concluída em Mato Grosso do Sul, segundo mostra o Boletim 425 do Projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), coordenado pelo Governo do Estdo junto com a Aprosoja/MS. Os dados comprovam a estimativa de colheita de 6,285 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 40,8% da previsão feita inicialmente.

Mato Grosso do Sul esperava colher mais de 9 milhões de toneladas de milho nesta safra, tendo como base o aumento da área plantada (que passou de 1,895 milhão de hectares para 2,003 milhões de hectares em um ano) e a possibilidade de se colher até 100 sacas por hectare, volume atingido na safra anterior. Entretanto, no decorrer do ciclo as lavouras sofreram com problemas de origem climática, como chuva de granizo e estiagem na fase de maturação da planta. O resultado foi uma queda brusca na produtividade, que deve ficar em 52 sacas por hectare, em média.

A queda de granizo ocorrida em maio afetou 6.890 hectares em Naviraí, 600 hectares em Amambai e 50 hectares em Coronel Sapucaia. Essas áreas tiveram perda total da área plantada de milho, segundo constataram os técnicos do Projeto SIGA/MS.

Nas áreas da Copasul a colheita atingiu 98% até o dia 20 de setembro quando algumas áreas na região de Naviraí ainda não haviam sido colhidas. Ao todo, a Copasul monitorou o a safra de milho em 299 mil hectares. Na safra 2020 foram recebidas na cooperativa 10,6 milhões de sacas de milho e a estimativa este ano era em torno desta mesma quantidade, mas deve chegar perto de 5 milhões de sacas recebidas.

Na próxima terça-feira dia 28, às 11h de MS, o presidente da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, André Dobashi, apresentará os dados de expectativa para a safra de soja 2021/2022. A ação será transmitida pelo Canal do Boi, e um plantio simbólico ocorrerá de forma simultânea, direto da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul.