FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Morre Moriyoshi Fukuda, pioneiro de Naviraí e um dos fundadores da Copasul

07, Jun de 2022
Voltar

Faleceu na segunda-feira, dia 6 de junho, em Bragança Paulista (SP), Moryioshi Fukuda, pioneiro de Naviraí e um dos fundadores da Copasul - Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense. Fukuda-san completaria 98 anos no próximo dia 25 de junho. O enterro acontece na quarta-feira, em Naviraí, onde o pioneiro manifestou, em vida, o desejo de ser sepultado.

Em dezembro, Fukuda-san participou da abertura da 27ª Copa Takehara, arremessando a bola para Sukesada Takehara, 82 anos, que estava de Cather, com o senhor Yoshiro Ida, de 92 anos, na Bating.

Moryioshi Fukuda nasceu em 1924, em Kumamoto-ken, no Japão, filho de Zentaro Fukuda e Yatsu Sakata. Veio para o Brasil aos 11 anos de idade para morar na cidade de Garça (SP). No ano de 1945, aos 21 anos de idade, adquiriu o primeiro pedaço de chão em Adamantina (SP). Em 1954, pelos rios Paraná e Amambai chegou a Naviraí, quando esta ainda se chamava Povoado Vera Cruz. |Foi casado com Amélia Fukuda, falecida em 1969, e depois com Nobuko Nohara.

Fukuda era quem recepcionava as famílias nipônicas que chegavam ao então povoado, para o qual o acesso na época era apenas pelo rio Amambai. Ativo, o senhor Fukuda foi intercessor para diversas conquistas para a população de Naviraí, município em que foi vice-prefeito entre 1973 e 76. Foi um dos fundadores da Anibran – Associação Nipo-brasileira de Naviraí, em 1961, da qual foi o primeiro presidente até o ano de 1969.

Fukuda foi um dos 27 produtores que, junto de Sakae Kamitani, fundaram da Copasul, em 1978.

Os filhos de Fukuda-san são: Teruko, Mário Yoshiharu, Júlia Fumiko, Tereza Akiko, Antonio Kazuo, Margarida Mitie, Rosa Yaeko, Noemia Eiko, Jaqueline, Marcelo e Maurício.