FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

live

Live da Soja supera expectativas com conteúdo de alta qualidade

25, Jan de 2021
Voltar

A Live da Soja Copasul ocorrida no dia 20 de janeiro superou a expectativa de cooperados e produtores rurais em relação ao conteúdo, considerado de alta qualidade e bastante enriquecedor no que diz respeito a incrementar o conhecimento para a safra. Diagnósticos, planejamento a longo prazo e uma visão específica de cultivar, solo, e condições climáticas foram pontos importantes da live.

 

Com a participação dos especialistas Dejalma Zimmer, João Dantas e Maurício De Bortoli, e condução do painel realizado pela jornalista Kellen Severo, ex-Canal Rural, o evento ocorreu como opção à falta de encontros técnicos presenciais por conta da pandemia.

 

O objetivo era o de manter a tradição da Copasul em levar conhecimento técnico ao público, principalmente ao cooperado, e a participação ao vivo foi a mostra de que esta meta foi alcançada. Através de perguntas aos entrevistados, os associados da Copasul, bem como produtores rurais de todo o Brasil, puderam compor um pacote de informações relevantes.

 

O agrônomo João Dantas que apesar da pouca idade já é um consultor com experiência nas boas práticas de manejo químico, físico e biológico do solo, trouxe informações importantes sobre o Projeto Construindo Solos, mantido em parceria com a Copasul. “Temos 71 mil hectares de projeto aqui na Copasul. O diagnóstico foi a base e as estratégias nos levaram a aumentar a produção. Hoje o produtor tem muito acesso à informação e isso tem que ser usado de forma a potencializar as práticas de forma positiva. Não é uma tarefa fácil, mas temos visto o produtor interessado e focado em aumentar a produtividade sem aumentar gastos ou áreas”, disse.

 

Doutor em ciência e tecnologia de sementes, Dejalma Zimmer destacou, entre outros assuntos, o crescimento do produtor rural brasileiro quanto ao gerenciamento do processo produtivo, a busca pelo conhecimento e a disciplina na aplicação das técnicas. “O pensamento “para colher mais é preciso gastar mais” é um equívoco. Temos muitos exemplos de que o conhecimento, o manejo e a aplicação da disciplina gera produtividade, melhoria nos resultados e menos investimentos”, disse.

 

Maurício De Bortoli, campeão por três vezes do CESB 2019, destacou vários pontos importantes do dia a dia da produção, mas principalmente como criou um perfil campeão. “O mais importante para o produtor rural hoje é a rentabilidade. Paramos um pouco de pensar as estratégias de curto prazo e passamos a pensar a longo prazo. Manejos de sistemas de produção para aumentar resiliência do solo e extrair o potencial das plantas, mas temos que estar atentos porque genéticas produtivas exigem mais do produtor. A partir de 2013, comecei a mudar esta visão, e hoje temos colhido bons resultados”, resumiu, destacando pontos importantes: “no passado tinha uma visão focada em planta, fertilidade e manejo. Mas começamos enxergar que era necessário conectar a planta ao solo, que esta planta pudesse explorar com maior facilidade este ambiente, tanto a fertilidade quanto a água”, completou.

 

Além da riqueza de conteúdo, a Live da Soja teve uma participação abrangente com perguntas importantes de cooperados e produtores de todo o Brasil, além de estudantes de universidades nos cursos do agro. Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e vários municípios de Mato Grosso do Sul tiveram espectadores participando ativamente do evento.

 

A Live da Soja Copasul 2021 foi transmitida direto de Naviraí/MS, município-sede da Copasul, e substituiu, excepcionalmente, os eventos programados para os primeiros meses do ano, sendo: 12ª Jornada Técnica da Soja de Naviraí, 2ª Noite de Campo Batayporã, 2° Tour da Soja em Anaurilândia, 2° Encontro Técnico da Soja de Maracaju e Dia de Campo de Deodápolis.