FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

praca_sakae_kamitani_7

Inauguração da Praça é mostra de respeito e admiração com o fundador da Copasul

19, Ago de 2019
Voltar

Solenidade contou com a presença do Cônsul do Japão, Yasushi Noguchi, e do diretor da Agência Internacional de Cooperação do Japão, Hiroshi Sato, representantes da nação japonesa

 

Assessoria Copasul

 

“O pai sempre falava que este local foi destinado a ser uma praça. A gente só não sabia que seria a praça dele”. Com estas palavras Gervásio Kamitani, filho do senhor Sakae Kamitani e atual presidente da Copasul, abriu o momento dos discursos durante a solenidade de inauguração da Praça que leva o nome do fundador da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense - Copasul, ocorrida na tarde de sábado em Naviraí.

 

Com a presença do Cônsul do Japão, Yasushi Noguchi, do diretor da Agência Internacional de Cooperação do Japão, Hiroshi Sato, de representantes das colônias nipônicas das cidades de Ivinhema, Nova Andradina, Dourados, representados pelo presidente de honra das associações nipônicas do Estado, Kossuke Ono, do prefeito de Naviraí, Izauri Macedo, do presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Paulo Duarte, de vereadores e secretário municipais de Naviraí, e ainda da comunidade naviraiense e colaboradores da Copasul, a solenidade foi marcada pela reverência e respeito ao senhor Sakae Kamitani.

 

O momento solene serviu para relembrar as qualidades e o legado do senhor Sakae e marcar o local como um ponto de encontro, amizade e paz. O vice-presidente da Copasul, Nelson Antonini, lembrou do perfil empreendedor e perseverante do senhor Sakae. “Espero que esta área de lazer seja um para momentos de amizade, com familiares e amigos. O senhor Sakae sempre nos ensinava que uma empresa deve contribuir com a comunidade onde está inserida. E esta obra vem atender um ensinamento dele, retribuindo a população de Naviraí”, disse, ainda fazendo menção à dona Terezinha Kamitani, presente na solenidade, como sendo uma grande companheira do senhor Sakae que contribuiu com toda esta construção.

Em discurso na língua japonesa, o senhor Sukesada Takehara, falou representando a colônia japonesa e os amigos mais próximos do senhor Sakae. O discurso foi traduzido em seguida e continha, entre outras, as seguintes palavras: “O senhor Sakae sempre estará em nossos corações e com esta praça, presente cada dia mais na vida de cada um”.

 

A presença do representante da JICA e do Cônsul japonês também abrilhantou o evento. Eles falaram sobre como ficaram impactados com a representatividade da colônia na cidade. “Não conhecia a presença e a contribuição da comunidade japonesa para a cidade de Naviraí, em especial o senhor Sakae Kamitani. Quero transmitir esta cerimônia para a comunidade japonesa em São Paulo, onde moro e trabalho. Vale ressaltar o que a Copasul representa, criando empregos, e contribuindo para a economia de Naviraí. Apreciamos muito esta contribuição e espero que a Copasul continue assim”, disse o Cônsul Yasushi Noguchi.

 

O senhor Hiroshi Sato, da JICA, destacou a presença do senhor Shiguesan, voluntário sênior da área de gestão de qualidade e melhoria de produtividade. “Esperamos que esta parceria seja para novos e melhores frutos. Esta praça é uma homenagem ao senhor Sakae e à comunidade japonesa, que seja o símbolo da união das culturas japonesa e brasileira”, disse Hiroshi.

 

O prefeito Izauri Macedo, emocionado, ressaltou o momento breve em que o senhor Sakae ocupou o posto de vice-prefeito, mas, sobretudo, os ensinamentos que ele deixou. “É um momento de saudade. O senhor Sakae inspirou como ninguém ao povo desta cidade. É um momento de celebração, mas também um momento de agradecimento pela contribuição da Copasul para com a cidade, o Estado e até mesmo o Brasil”, disse.

 

Ao final das falas, foi feita a benção da praça, pelo Padre Ajair. “Que Deus abençoe para termos mais dois, três, quatro pessoas como o senhor Sakae na nossa cidade. Que esta praça seja de paz”, disse. Na sequência, foram feitas as orações do ‘Pai Nosso’ e ‘Ave Maria’.

 

As autoridades presentes ainda desataram o laço amarrado no Torii, representando a inauguração, e dona Terezinha Kamitani, senhor Takehara e Kossuke Ono, fizeram o plantio de uma cerejeira próximo à ponte da praça. Ainda dentro da solenidade, o Cônsul Yasushi Noguchi, o diretor da JICA Hiroshi Sato, e o prefeito de Naviraí, Izauri Macedo, fizeram o plantio de um ipê.